Essencial

Os benefícios de ter um animal de estimação

Published

em

Fotos: Cloud Photography

É inegável para quem convive com um animal de estimação falar sobre os benefícios que ele traz para a vida, mesmo para as pessoas que não conhecem essas vantagens pessoalmente conseguem visualiza-las.  Seja um animal convencional como gato ou cachorro, ou um mais exótico como um porquinho da índia, todos trazem vantagens para o dia a dia de seu dono.

Segundo a psicóloga, Vivian de Fátima Oliveira, coordenadora do curso de Psicologia da Uniplac, a relação da humanidade com os animais vem desde a pré-história. Para a sobrevivência, os seres humanos sempre precisaram interagir com outras espécies, entretanto, com animais teve início de uma maneira apenas depredatória, posteriormente evoluindo para a domesticação. “Cientificamente comprovado, os animais de estimação proporcionam melhoria da qualidade de vida para as pessoas, pois minimizam sentimentos de solidão, aumentam estados de bem-estar físico, emocional, psicológico e social dos seus donos. Importante ressaltar também o uso de recursos terapêuticos com animais para pessoas comprometidas neurologicamente, por exemplo, a Equoterapia, que em Lages acontece no espaço da Polícia Ambiental com profissionais da APAE”.

Christiane Machado Ribeiro é a atual presidente da Associação Lageana de Proteção aos Animais, e comenta sobre o trabalho que a ALPA realiza, considerando sempre a harmonia entre os seres humanos e os animais.

Christiane Machado Ribeiro

“Vemos nas Feiras de Adoção, e em toda adoção realizada, o quanto as pessoas ficam felizes por terem um novo integrante na família. Há diversos casos que sempre recordamos de crianças que eram mais fechadas, inibidas e com a vinda do animal para casa, passaram a ser mais ativas e carinhosas, ” comenta.

O animal traz para o convívio familiar a responsabilidade, já que todos têm o dever de cuidar de seu bem-estar, alimentação e higiene. Com isso, os pais, muitas vezes, conseguem demandar tarefas para os filhos e ainda instruir sobre questões da vida, como os sentimentos, as doenças e até assuntos mais delicados como a morte.

Christiane ainda ressalta que não são apenas as crianças que têm grandes ganhos com os animais, muitas pessoas idosas que, por vezes estão enfrentando doenças ou passando por momentos de solidão, têm na convivência com os animais o auxílio para seu tratamento.

Clécio Carlos Gomes é psicólogo (CRP 12/01350) e tem exemplos dos benefícios desse convívio dentro de sua própria casa. Cresceu com animais, que segundo ele o ensinaram elementos ligados a efetividade e contribuíram com as questões motoras. Seus quatro filhos, também cresceram rodeados por cachorros, e um deles depois de descobrir um problema neurológico, teve uma ligação ainda maior com os animais.

Na época o neurologista indicou que eles tivessem um pastor alemão. Foi quando Lorenzo, ganhou de presente o Eduardo. O cão passou a fazer parte da família e estava sempre presente, nos momentos bons e nos ruins. “O cachorro foi o cuidador do Lorenzo, quando ele tinha as crises Eduardo nos avisava e também o socorria nas suas crises epiléticas. Foi um grande parceiro”. Hoje, já com uma certa idade o cão tem certas dificuldades, como subir escadas, por isso, Lorenzo, que tem 11 anos atualmente, resolveu mudar seu quarto para o primeiro andar da casa e tirar os pés da cama. “Segundo ele” conta Clécio, “Eduardo cuidou dele a vida toda e agora é a vez de retribuir”. A família tem cinco cães, todos adotados.

Além da superação dos obstáculos, como problemas psicológicos, estresse e depressão, o animal auxilia a canalizar suas emoções e sentimentos.

A relação da humanidade com os animais vem desde a pré-história, quando eram utilizados como forma de proteger o contexto em que se vivia. Para a sobrevivência, os seres humanos sempre precisaram interagir com outras espécies, entretanto, com animais teve início de uma maneira apenas depredatória, posteriormente evoluindo para a domesticação. Cientificamente comprovado, os animais de estimação proporcionam melhoria da qualidade de vida para as pessoas, pois minimizam sentimentos de solidão, aumentam estados de bem-estar físico, emocional, psicológico e social dos seus donos. Importante ressaltar também o uso de recursos terapêuticos com animais para pessoas comprometidas neurologicamente, por exemplo, a Equoterapia, que em Lages acontece no espaço da Polícia Ambiental com profissionais da APAE.

Christiane relembra que os animais são sencientes, isto é, têm a capacidade emocional de sentir dor, medo, prazer, alegria e estresse, além de terem memória e, até mesmo, saudades. E sentem necessidades iguais aos dos seres humanos. Por isso, a importância de se estar atento à alimentação adequada, banho, tosa e o amparo médico veterinário, necessário e preventivo, com os exames de rotina.

“É claro que para a relação ser perfeita há necessidade de o animal estar apto para adoção e convivência, ” além de saudável. Na Alpa, a doação só acontece com os animais castrados. “Desta forma, temos certeza que não haverá crias indesejadas, ” comenta ela. Além disso, a castração livra o animal de várias doenças. O cuidado é mutuo e os benefícios compartilhados.

Mutirão de Castração

Neste fim de semana, 6 e 7 de abril, a Alpa realiza o 4º Mutirão de Castração. O evento acontece no estacionamento do Batalhão Ferroviário de Lages, entre 9h e 16h. No sábado, ainda serão aceitas inscrições no local, os documentos necessários são RG e CPF e o pagamento da inscrição. Os valores podem ser consultados com os voluntários da Alpa através da página do Facebook.

O projeto conta ainda, com uma quantidade de castrações gratuitas para famílias carentes e animais de rua. Para aumentar o número dessas castrações, a população pode auxiliar com o projeto Tampe’s, que recolhe tampas de plástico. O local será um ponto de coleta.

Dicas importantes

– Faça jejum de doze horas no seu animal

– Chegue dentro do horário pré-agendado e aguarde a liberação do seu animal

– Leve seu animal em uma caixa de transporte adequado e/ou em guias e coleiras

– Prepare um local limpo e aquecido para seu animal ao retornar para casa

– Leve um acompanhante para ajudar a carregar seu animal após a cirurgia

 

clique para comentar

Deixe uma resposta