Essencial

Inverno florido

Published

em

Foto: Divulgação

Engana-se quem pensa que somente na primavera é possível ter um ambiente florido. Algumas espécies de flores são favorecidas com o clima frio do inverno. Na Serra Catarinense, as estações são bem divididas, o período das folhas caindo e o frio, que chega intenso. Para os admiradores dos jardins, é possível manter o ambiente colorido durante o ano todo, sabendo quais plantas se adaptam a cada estação.

O empresário Silverter Anderson Pahl, trabalha há muitos anos na área do paisagismo e jardinagem, formado na área (CREA: 103167-8), revela algumas dicas para quem também é apaixonado pelas plantas. A Floricultura Sempre Verde, estabelecimento de sua família, conta com uma estrutura própria para o cultivo de plantas, mas para quem mantém um jardim em casa, ele ressalta algumas que “além do clima, solo, adubação, ambiente (sol/sombra) é importante entender o comportamento das plantas, isso influencia na escolha, o modo e o local do cultivo”.

Para escolher a planta certa, é importante ver quais se adaptam ao clima e ao ambiente disponível em cada residência. Plantas que apreciam o sol exigem sol para um pleno desenvolvimento, plantas que gostam de sombra necessitam dela para se desenvolver; enquanto cactos precisam de pouca água e bastante sol. “Forçá-las a crescer em locais diferentes causará, aos poucos, a morte da planta, tornando-as mais suscetíveis a doenças e perdendo suas características ornamentais.”

Desta forma, nomes como tulipa, amor-perfeito (Viola sp.) e boca-de-leão (Antirrhinum sp.), são espécies perfeitas para o inverno. As duas últimas têm mudas com um valor considerado mais baixo, mas também ficam em desvantagem quanto a tulipa pelo fato de não poderem ser plantadas novamente.

 

Flor do inverno

A tulipa possui uma enorme variedade de cores, e é muito usada na decoração dos jardins na Europa e ornamentação dos ambientes. Sendo um símbolo da região da Holanda, a flor é favorecida pelo frio intenso da região serrana no inverno.

No restante do ano, é possível tomar alguns cuidados para manter o bulbo da flor intacto, até a chegada do próximo inverno, fazendo, assim, seu plantio.

Dicas: Logo que as flores e folhas da planta murcharem, a dica é cortá-las, depois, retirar os bulbos e limpá-los com auxílio de uma escova macia. Em seguida, guarde-o no gavetão da geladeira (temperatura ideal entre 2°C e 5°C), deixando o bulbo lá até a chegada do outono.

Passado esse tempo, retire da geladeira, plante os bulbos em um vaso com composto orgânico e areia umedecida, sem que esteja encharcada, coloque-o num local fresco e com boa luminosidade (sol), mantendo a terra sempre úmida para que assim a Tulipa possa crescer e florescer.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta