Geral

Em São Joaquim, obras em estradas melhoram escoamento da produção

Published

em

Está em curso o alargamento da estrada da Localidade de Despraiado Foto: Prefeitura de São Joaquim / Divulgação

A eficiência no escoamento da produção agrícola passa pelas boas condições das estradas rurais. Em São Joaquim, na Serra Catarinense, a prefeitura local intensificou os serviços a fim de melhorar a situação das vias do interior do município. As obras contemplam as principais áreas produtoras de maçã, carro-chefe da economia local. 

Elas têm como principal objetivo assegurar que as estradas fiquem em boas condições, para que os caminhões transportem a produção para os centros urbanos com qualidade.

Quando a estrada é ruim, as maçãs sacodem nas caixas de madeira, ficam “machucadas” e perdem valor comercial.

Dentre as ações, está em andamento o alargamento da estrada do Despraiado. A via possui 22 quilômetros de extensão e está inserida em uma das maiores áreas produtoras de maçã do município.

Em trechos com mais necessidade, o alargamento está sendo feito por uma draga. “Como a máquina é terceirizada, os trabalhos ocorreram durante o final de semana, também, então ela pode estar trabalhando fora dos horários sem nenhum impedimento, porque estamos economizando as horas extras durante a pandemia”, destaca o prefeito do município, Giovani Nunes.

Ele lembra que já foi feito o alargamento da estrada da comunidade de Luizinho, outra importante via que serve tanto para escoamento de grande parte da produção agrícola quanto como rota turística. No total, foram recuperados 26 quilômetros desta via.

“Além disso, também retomamos os serviços de patrolamento e cascalhamento de outras estradas rurais do nosso município”, destaca o prefeito.

Extensão malha viária

Com cerca de 2.400 quilômetros de estradas de terra e mais de 2.400 propriedades rurais, São Joaquim tem uma das maiores malhas via viárias do interior da Serra.

O município tem sua economia alicerçada, basicamente, na produção da maçã, que responde por cerca de 80% do Produto Interno Bruto (PIB) local. Por este motivo, é essencial que as estradas estejam em boas condições de tráfego para garantir o escoamento da produção com qualidade.

Neste sentido, Giovani ressalta que a política municipal de melhorias das vias rurais joaquinenses vai continuar. Ele adianta que, após a conclusão das obras no Despraiado, será recuperada a estrada da comunidade de Boava, outra importante via do município. O que ele deixou claro é que todos os serviços estão sendo bancados com recursos próprios da prefeitura.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com