Economia e Negócios

A safra é de maçãs pequenas, porém saborosas

Published

em

Foto: Divulgação ABPM/Divulgação

A safra da maçã este ano foi pequena, da mesma forma o fruto. Além da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que provocou impactos em diversos setores da economia e também na fruticultura, outros fatores como intempéries, também foram os responsáveis.

A falta de chuva, o frio, e a geada na Serra Catarinense foram um dos principais fatores para a perda de quantidade e formação dos frutos. 

O Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Pierre Nicolas Peres, afirma que a safra deste ano é menor, por conta das punições climáticas.

“Primeiro tivemos um inverno fraco, depois tivemos deficiência de brotação na primavera. A primavera foi fria e úmida. O frio impede a polinização e a chuva o trabalho da abelha. E também tivemos uma seca bem grande. As frutas que estavam no pé não conseguiram se desenvolver  e ficaram pequenas”, explica. 

Sendo uma fruta pequena, consequentemente o peso dela é bem menor comparado a um fruto normal, porém, segundo Pierre, é de boa qualidade.

Com a seca, a fruta ficou bem firme, suculenta e doce.  “A maçã está com características muito boas este ano. Em anos chuvosos, a fruta tem pouco sabor”, comenta. 

O município que mais produz maçã é São Joaquim, em seguida, Vacaria, Fraiburgo e Caxias do Sul. Principalmente a economia de São Joaquim depende muito da fruticultura.

No caso de Caxias, a dependência é menor, pois é considerada uma cidade industrial e tem outras variedades de frutas para diversificar a economia.

Em Fraiburgo, o município pode sofrer um pouco por conta da safra, mas não depende só disso. E Vacaria, tem o setor agropecuário bem diversificado. 

Conforme Peres, a Serra Catarinense sim, depende muito do resultado econômico da maçã. Ano passado, a safra foi de mais de 1 milhão de toneladas, já este ano, ficou entre 800 mil a 900 mil toneladas.

“O preço da fruta pequena na exportação não é muito melhor que no mercado interno, apenas uma pouco maior, o que fascina é você diversificar os mercados. Nos dois primeiros meses de exportação deste ano, tivemos um volume 56% maior em relação a 2019, em função da qualidade da maçã. É que alguns mercados gostam da fruta pequena”, explica. 

A grande preocupação para Pierre é o tipo de fruta que foi produzida para o mercado interno, onde 60% dos frutos são pequenos o que consequentemente dificulta as vendas.

“Tivemos uma safra maior da variedade gala e menor de fuji, o que era esperado. O mercado que aceita essa fruta pequena, seria a merenda escolar, mas desde o dia 13 de março está fechado. Então é mais um fator negativo”, conclui. 

Comercialização é prejudicada pela quarentena

O isolamento social decretado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, como medida para conter o avanço do novo coronavírus, provocou impactos em diversos setores.

Com as escolas fechadas e, consequentemente sem a distribuição da merenda escolar, a comercialização da maçã catarinense também foi abalada.

A merenda escolar representa uma parte significativa da comercialização da maçã produzida na Serra Catarinense. Por isso, devido à quarentena, o presidente da Cooperserra, Mariozan Corrêa, descreve que a semana que antecedeu a Páscoa foi a pior dos últimos oito anos (período que está à frente da cooperativa). Desde o início do decreto, em 18 de março, as vendas caíram em 50%.

“Com as escolas fechadas, não vai maçã para a merenda, a destinação para as escolas parou 100%. O resto [do mercado] está lento desde o início da quarentena.”

A cooperativa classifica, armazena e vende a produção de, aproximadamente, 90 agricultores familiares de São Joaquim e dos municípios no entorno.

Corrêa explica que outro impacto sentido pela cooperativa foi na linha de produção, pois assim que o decreto entrou em vigor, todos os funcionários que integram o grupo de risco foram liberados do serviço.

No dia 14 de abril, todos os funcionários que puderam, voltaram à ativa. Contudo, Corrêa conta que foi preciso mexer no quadro de colaboradores, dos quase 150 trabalhadores, ao menos cinco foram demitidos após o início da quarentena. “Estamos com equipe reduzida. Teve demissões, mas já voltou a trabalhar todo mundo, obedecendo os cuidados necessários, é claro.”

Segundo ele, além da utilização de equipamentos de proteção individual (máscaras e luvas), os funcionários são orientados a higienizar as mãos a cada duas horas, seja com álcool em gel ou com água e sabão.

Além disso, todos os ambientes passam por desinfecção constante: limpeza de calçados, corrimãos e maquinário. O ônibus que transporta os funcionários também segue as regras: a lotação está reduzida à metade, com apenas uma pessoa sentada a cada banco, e limpeza constante.

Produção

1 milhão de t foram colhidas em 2019 na região Sul do Brasil

800 mil a 900 mil t será a produção deste ano

6 Comentário

6 Comentários

  1. BreakReloadd

    30/01/2024 at 08:47

    Thanks I have recently been looking for info about this subject for a while and yours is the greatest I have discovered so far However what in regards to the bottom line Are you certain in regards to the supply

  2. Tropiko Keto Gummies Review

    29/01/2024 at 15:42

    Hey there You have done a fantastic job I will certainly digg it and personally recommend to my friends Im confident theyll be benefited from this site

  3. nyafffairs

    29/01/2024 at 14:59

    Normally I do not read article on blogs however I would like to say that this writeup very forced me to try and do so Your writing style has been amazed me Thanks quite great post

  4. BusinesAfair

    29/01/2024 at 14:00

    I do trust all the ideas youve presented in your post They are really convincing and will definitely work Nonetheless the posts are too short for newbies May just you please lengthen them a bit from next time Thank you for the post

  5. cell phone repair in Vancouver

    28/09/2021 at 17:23

    this is really nice to read. Informative post is very good to read. Thanks a lot!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: