Geral

Após chuva, sol e temperaturas baixas voltam a predominar na Serra 

Published

em

Temperatura começa a baixar, mesmo com a presença do sol, a máxima será de 13°C em Lages  Foto: Marcela Ramos 

A tão esperada chuva apareceu durante a terça e quarta-feira na Serra Catarinense, o que obviamente não foi o suficiente para encher os rios e mananciais, porém ajudou a umidificar o ar e molhar a terra, que há dias não via água.

Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri de Lages, Aziz Abou Hatem, a pequena chuva foi benéfica para quem já tinha a terra preparada ou recém semeada com pasto, possibilitando a germinação.  

“Registros marcam em média 12,9 mm de chuva, pouco ainda, mas que beneficia o aumento gradativo da umidade do ar, possibilitando precipitações cada vez maiores”, comenta Aziz. 

O engenheiro também explica que a chuva não foi suficiente para quem ainda não preparou a terra para semeadura, sendo assim, necessita de novas chuvas para haver a germinação adequada.

“Para as lavouras com perdas, não beneficia em nada, pois a safra já está no fim do ciclo, podendo até prejudicar a colheita e sanidade dos grãos”, conclui. 

O sol volta a predominar durante o resto da semana na região serrana, conforme a previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), as temperaturas caem novamente, com probabilidade de geada nas áreas altas da serra. 

Durante esta quinta-feira (14), a temperatura começa a baixar, mesmo com a presença do sol, a máxima será de 13°C. 

O  amanhecer de sexta-feira (15) e sábado (16), será de temperatura baixa em todo o estado, com mínimas de -4°C a 4°C, o que possibilita a condição de geada nas áreas altas, como os municípios de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici.

Tempo permanece estável com sol e poucas nuvens em Santa Catarina. Em Lages a temperatura mínima será de 2°C e a máxima deve chegar aos 16°C. 

Domingo (17), será de sol com algumas nuvens em todo o estado, com nevoeiros isolados ao amanhecer. Permanece com a temperatura baixa ao amanhecer em todas as regiões, com mínima de 1°C a 4°C e condição de geada nas áreas altas da região serrana. Durante o dia, temperatura em elevação. Em Lages, a mínima será de 5°C e máxima 20°C. 

Tendência de 18 a 27 de maio 

Segundo a Epagri/Ciram, nos dias 18 e 19/05, tempo firme e seco com sol e algumas nuvens em SC, e temperatura em elevação, mais alta nas tardes. Na quarta e quinta-feira (20 e 21/05), um cavado (área alongada de baixa pressão) e o deslocamento de uma frente fria provocam chuva em SC, ainda de forma mal distribuída e com baixo acumulado.

A partir de quinta-feira (21/05), uma massa de ar frio de origem polar deixa o tempo estável e seco, e a temperatura mais baixa com condição de formação de geada nas áreas altas de SC (acima de 700 m), nos dias 23 a 25/05. No restante do período, sol e temperatura em elevação, sem previsão de chuva significativa até o momento. 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com