Conecte-se a nós

Essencial

Cuidado com as plantas e flores

Published

em

Foto: Divulgação

As plantas também necessitam de cuidados especiais para que tenham uma vida-longa, cheia de beleza, vitalidade e saúde. Sejam flores ou folhagens, todas têm suas peculiaridades no cuidado. Por isso, é necessário estar atendo ao tratamento adequado para cada uma delas.

José Ernani Werner da Luz é sócio-proprietário da Floricultura Girassol, em Lages, e comenta sobre alguns cuidados básicos das plantas de interior. Como a temperatura, a luz e a umidade. No caso da temperatura, a maioria das plantas de interior toleram mal as mudanças bruscas de temperatura, que acontecem frequentemente em nossa região, o que paralisa o crescimento e causa queda das folhas. Por isso, é necessário estar atento ao local em que ela está exposta.

O que também causa erro no crescimento das plantas é a falta de luz junto ao excesso de água. A solução para o problema é colocá-las, preferencialmente, para pegar o sol da manhã e nas horas mais frescas. E quando a luz natural não as alcança, é preciso expô-las à luz artificial. Lâmpadas incandescentes que imitam a luz natural, são bastante úteis nesse sentido.

Quando a umidade da planta não é adequada, esta se manifesta com amarelecimento e queda das folhas. A umidade externa é essencial para seu crescimento. Sobre a irrigação, o ideal é estar atendo ao estado da planta. Uma planta com flor vai precisar de mais água durante a floração do que durante o período vegetativo.

Para saber se uma planta precisa ser regada, a dica é colocar o dedo dentro da terra ou ver se o vaso está muito leve, se esta estiver seca é sinal de que precisa ser regada. “A dosagem depende de casa planta, vai da experiência e verificação da reação da planta,” diz ele.

Para que ela possa crescer e desenvolver-se harmoniosamente é necessário fertilizar a planta periodicamente. Existem adubos prontos, feitos especialmente para “plantas verdes” e “plantas com flores”.

A limpeza regular das folhas e caules também é importante, tanto para a saúde quanto por razões estéticas. Para a remoção do pó, use um pano úmido, exceto no caso de algumas espécies, como Violeta Africana e Begónia. Além disso, José Ernani, ressalta: “nossos sentimentos também influenciam no desenvolvimento e florescimento das flores”.

 

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook