Conecte-se a nós

Essencial

Energia elétrica: é hora de economizar

Published

em

Foto: Divulgação

Consumir energia elétrica de forma racional traz benefícios para os consumidores e também para o meio ambiente. Por isso, além de dicas como aproveitar a luz solar, apagar as lâmpadas quando o ambiente estiver desocupado e não deixar aparelhos ligados quando não estão em uso, optar por uma decoração econômica também é uma das dicas bem-vindas quando se trata em economia.

Além de reduzir os gastos mensais, a decoração econômica deixa o ambiente mais belo e saudável. A criatividade na decoração busca cada vez mais objetos que tragam resultados sustentáveis. Algumas das ideias consistem em atividades fáceis, como usar cores claras nas paredes e no teto, para ajudar a refletir a luz natural que entra pela janela. Permanecendo com um ambiente claro, por mais tempo durante o dia.

Além disso, na hora de construir ou reformar, invista em iluminação natural, como janelas ou claraboias pelos cômodos. Além de ser muito mais saudável, esse tipo de decoração acaba reduzindo o consumo de energia. Para o exterior, como o jardim e a varanda, é possível utilizar luminárias solares, que armazenam a energia do sol e acendem sem gastar energia artificial.

Para Franciele de Moliner, arquiteta pós-graduada em Iluminação e sócia executiva da loja EVM Eletricidade, uma boa indicação é utilizar lâmpadas led, que economizam mais que as econômicas, pois consomem menos e iluminam mais.

Outras dicas são, as torneiras elétricas mais modernas, com sistema eletrônico que possibilita regular gradualmente a temperatura. “Trazendo além de mais economia, a segurança” diz ela. Chuveiros eletrônicos também são mais econômicos que os tradicionais.

E, diferentemente do que muitas pessoas acreditam, os aparelhos em stand by representam um gasto de até 12% de energia. Então, é importante tirar da tomada, sempre que possível. E para o uso de ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar, a atenção deve ser voltada para os horários de pico. “Evite utilizá-los, o consumo é maior e eles acabam puxando mais energia”.

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook