Notícias

Chuva congelada é registrada em São Joaquim

Published

em

Começa a acumular gelo no carro, chuva congelada com 1,5°C/Climaterra/S.Joaquim. Uns 5 minutos de chuva congelada.

Conforme o previsto, além da chuva as temperaturas estão baixando. Essa combinação permite a formação de neve e chuva congelada. Na manhã desta sexta-feira (2) começou a ocorrência de chuva congelada em São Joaquim, na Serra Catarinense.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra Ronaldo Coutinho, também houve neve fraca com chuva, por aproximadamente três minutos no distrito do Cruzeiro. No local a temperatura mínima é de 1,2°C.

De acordo com o meteorologista da Central do Tempo, permanece condição para a precipitação de neve e chuva congelada para algumas cidades da Serra Catarinense como na região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema, especialmente acima dos 1.200 a 1.300 metros incluindo algumas áreas do Oeste e Planaltos entre o final da tarde de sexta ao início da madrugada de sábado (3).

Piter alerta para o risco de chuva congelada e congelante (formação de gelo em superfície). Segundo o meteorologista as condições climáticas também favorecem para a formação de sincelo fim da noite.

Em Lages, o dia segue com céu nublado com chuvas ocasionais de intensidade fraca a moderada ao longo do dia. Chance de chuva congelada e neve em pontos isolados. Queda acentuada da temperatura. A mínima fica entre 1°C e 3°C à noite.

Foto: Marcos Amaral Pereira/ Divulgação

 

Saiba as diferenças entre neve, sincelo e chuva congelada

Neve 

A neve é um fenômeno meteorológico que acontece quando as nuvens se encontram com temperatura inferior a 0°C, desse modo, o vapor de água se condensa formando cristais de gelo transparentes, que podem apresentar diversas formas. O mais comum é em flocos.

Chuva congelada

Ocorre quando a neve que cai da nuvem passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, e volta a encontrar uma camada de ar frio, e recongela antes de chegar a superfície, formando os pequenos aglomerados de gelo. Pode-se dizer que é o estágio inicial da neve antes de chegar na sua forma mais tradicional em flocos. 

Chuva congelante

É semelhante a chuva congelada. A única diferença é que a neve derrete e congela em contato com a superfície. 

Sincelo

É o congelamento natural de um forte nevoeiro ao tocar a superfície, ou seja o sincelo se forma e não é um fenômeno que cai do céu, como a chuva. Ele também não deve ser confundido com a geada. Geralmente, pode ser observado na vegetação.

 

O registro foi  feito por Jose Wilson da Rosa. Assista ao vídeo

 

Neste segundo vídeo feito por Guilherme Faria percebe-se pequenos flocos de neve.

 

 

O terceiro registro é de Rodrigo Rocha/ Foto Argus/Divulgação

clique para comentar

Deixe uma resposta