Essencial
Um mal chamado micose de unha
A onicomicose, conhecida popularmente como micose de unha, é uma infecção causada por fungos que deixa a unha amarelada ou esbranquiçada, deformada e grossa. Geralmente, as unhas dos pés são mais afetadas do que as das mãos, por enfrentarem ambientes úmidos, escuros e quentes com mais frequência. Se a imunidade estiver baixa pode-se contrair a micose nos pés andando descalço em piscinas ou banheiros públicos e usando sapatos apertados. Já nas mãos, isso ocorre especialmente quando se partilham materiais de manicure.
A gerente da Líder Farma Catedral, Bruna Xavier, comenta que o tratamento pode ser feito de diversas formas, com o uso de esmaltes antifúngicos, remédios orais ou pomadas, mas o ideal é seguir a orientação de um dermatologista.
Outra opção é o laser que, normalmente, é usado em casos de micose crônica. A técnica elimina o fungo através de raios infravermelhos e é bastante eficaz, porém, é uma forma de tratamento mais cara. “A melhor forma de prevenir uma micose é cuidar da higiene e evitar a exposição a locais ou situações que possam favorecer a infecção,” orienta Bruna.
O tratamento, normalmente, é demorado porque o fungo só é eliminado quando a unha cresce o suficiente. Por isso, a cura geralmente chega por volta dos 6 meses para a micose das unhas das mãos e 12 meses para os pés, quando é seguido corretamente.
Precauções
Evitar usar sapatos apertados
Preferir meias de algodão
Lavar e secar muito bem os pés, inclusive entre os dedos
Usar sempre chinelos em piscinas ou banheiros públicos
Usar materiais de manicure ou pedicure próprios e não partilhados
Estes cuidados aceleram o tratamento da micose de unha e previnem uma nova infecção. Dessa forma, também podem ser feitos mesmo quando está em andamento o tratamento indicado pelo médico.
Nathalia
28/02/2020 at 20:38
Conteúdo muito bom, completo e informativo! Se alguém quiser saber mais sobre micoses e seus tratamentos e complementar esta leitura, indico um artigo aqui: https://www.drentrega.com.br/bem-estar/dores-e-sintomas/emscort-para-que-serve-posologia-e-mais