Geral

Temperatura pode chegar a 35ºC em Lages

Published

em

Crianças se refrescam e brincam no chafariz do calçadão da Praça João Costa. Fotos: Susana Küster

Um alerta de calor intenso em todo o estado de Santa Catarina foi emitido pela Epagri/Ciram, devido às altas temperaturas que vão chegar até 40ºC, em várias cidades catarinenses, a partir desta segunda-feira. Em Lages, a previsão indica que na segunda e terça-feiras, os termômetros vão marcar até 35ºC e as mínimas não vão baixar de 17ºC.

Por conta disso, o centro meteorológico recomenda muita hidratação e o uso de protetores solares. Além disso, evitar se expor ao sol no horário das 10 horas às 16 horas, período com índice alto de radiação ultravioleta.

As temperaturas vão amenizar a partir do dia 1 de janeiro em todo o Estado. Há chance de pancadas de chuva, trovoadas e declínio nas temperaturas, devido a chegada de uma frente fria em SC. No primeiro dia do ano, em Lages, a temperatura máxima será de 25ºC e a mínima de 18ºC. Na quinta-feira, a máxima será de 22ºC e a mínima de 15ºC.

Segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, as temperaturas podem registrar máximas tão elevadas que podem se tornar históricas. Ele acredita que isso deve causar um aumento considerável no consumo de energia elétrica e até no número de incêndios. Coutinho alerta aos criadores de aves e suínos para que tomem cuidado, pois se faltar energia, animais não suportarão o calor, já que a refrigeração para de funcionar, se o produtor não tiver gerador.

Enquanto o calor não passa, em Lages, principalmente as crianças, aproveitam para se refrescar no chafariz instalado no Calçadão da Praça João Costa. O equipamento virou a atração principal da praça em dias de calor. Neste domingo, tinha tanta criança se molhando que até se esbarravam ao brincar nas águas. Até adultos aproveitaram para se divertir no local. Um dos objetivos da prefeitura quando instalou o chafariz, foi justamente esse. Em países de primeiro mundo, como em Paris e Londres, chafarizes neste estilo encontrado em Lages, são considerados pontos turísticos.

Veja as imagens das crianças e até adultos se refrescando no chafariz:

Este slideshow necessita de JavaScript.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com