Conecte-se a nós

Essencial

Saúde bucal infantil: O que você deve colocar na lancheira do seu filho?

Published

em

Foto: Divulgação

O início do ano sempre traz a preocupação com um novo ano letivo e, assim como a compra dos materiais escolares, outra questão que os pais devem dar prioridade são os cuidados com a higiene bucal das crianças.

O desenvolvimento da cárie está diretamente relacionado ao consumo excessivo de açúcar e, segundo a endodontista Camilla Galli (CRO – 12643), grande parte dos pais, quando faz a lancheira dos filhos, costuma colocar algum “agradinho”. “Isso deveria ser evitado, já que dependendo do estabelecimento de estudo, a criança ficará por horas sem a higiene adequada ou não irá fazê-la”.

A dica é manter uma lancheira mais saudável, substituir bolacha recheada, balas, salgadinhos, refrigerantes e também o suco de caixinha, por iogurtes, pães e bolachas integrais e sucos naturais. Pois além das cáries, a alimentação não balanceada facilita o desenvolvimento de doenças como diabetes e a obesidade infantil, extremamente influenciadoras na vida adulta. As frutas são alimentos que dificultam a formação da placa bacteriana visível, podendo estar sempre presentes na lancheira.

Isso não significa que a criança não possa mais ingerir esses alimentos, mas deve-se dar prioridade para o consumo nos fins de semana, quando os pais estão juntos e podem monitorar a escovação. “Lembrando que o risco de cárie aumenta quando a criança é exposta a uma quantidade excessiva de alimentos com altas taxas de açúcar,” reforça Camilla.

Em média, até os 7 anos de idade, o ideal é que os pais assumam a escovação dos filhos, já que a criança costuma escovar apenas os dentes da frente, até mesmo pela questão motora; e que seja ressaltada a importância do fio dental.

Ensinar os filhos a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o futuro. E para tornar a escovação mais divertida, uma opção é adquirir escovas de personagens, pastas de dente com flúor, com sabores e cores atraentes.

Importante

Escove os dentes das crianças após as refeições, visite o dentista regularmente para manutenção da saúde bucal e procure enviar para a escola uma escova identificada.

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: