Essencial

Cuidados essenciais com a saúde dos olhos

Published

em

Foto: Divulgação

A importância da prevenção e cuidados com a saúde ocular é tema de campanha da Associação Catarinense de Oftalmologia, em alusão ao Dia do Oftalmologista, comemorado no mês de maio. A Serra Catarinense também tem participação na ação estadual, trazendo informações sobre os riscos da falta de cuidado com a saúde dos olhos.

O presidente da associação, João Artur Etz Júnior, alerta a população às consultas com oftalmologia não médica, já que metade dos casos de cegueira no Brasil se deve à falta de tratamento adequado. O mal afeta cerca de 1,2 milhão de pessoas no país.

“A saúde dos olhos não se restringe ao uso de óculos e lentes corretivas,” destaca João Artur Etz Junior. “Desde a medição de pressão intraocular até um exame de biomicroscopia completo e de fundo do olho, é possível identificar uma série de doenças por meio de uma consulta médica, não apenas receitar uma troca de óculos,” reforça.

Durante o mês de maio, a entidade tem feito uma campanha chamando a atenção da população para a importância de fazer exames preventivos com médicos oftalmologistas. Nos últimos anos, o crescimento de consultas e receitas realizadas por profissionais não médicos em todo o Estado tem causado preocupação – apenas o médico oftalmologista pode fazer consultas de saúde e prescrição de receitas à população.

“Só em um exame completo é possível diagnosticar doenças graves que são causas de cegueira irreversível, mas que, se diagnosticadas precocemente, podem ser controladas, como glaucoma, retinopatia diabética, catarata, tumores oculares, entre outras, evitando-se, assim, que o paciente aumente as estatísticas de brasileiros que perderam a visão”, explica.

Além da catarata, que é o principal causador de cegueira e pode ser evitada por meio de cirurgia, ele destaca o risco do glaucoma, doença silenciosa e muito perigosa que acomete, principalmente, pessoas acima dos 40 anos, e a retinopatia diabética, que ocorre em pacientes com diabetes mal controlada. “O cuidado com a saúde dos olhos é também uma preocupação com todo seu corpo”, diz ele, por isso, uma vez ao ano, é a média em que a pessoa deve visitar um oftalmologista, mas a periodicidade pode variar conforme o tratamento que está sendo realizado.

clique para comentar

Deixe uma resposta