Geral
Cavalgada da Nevasca reúne milhares de pessoas
Milhares de pessoas participaram da 11ª edição da “Cavalgada da Rádio Nevasca FM”, em São Joaquim, na Serra Catarinense, no último fim de semana. O evento, que evidenciou o tradicionalismo regional e as potencialidades locais, atraiu participantes não apenas da Serra, mas de outras cidades catarinenses e até a de outros estados.
O passeio começou por volta das 9 horas, no Parque Nacional da Maçã, no Centro da cidade, de onde partiu uma multidão pelas ruas. Durante o trajeto, os cavaleiros passaram por pomares de maçã, dentre outros pontos. Foram cerca de 20 quilômetros. A chegada ocorreu por volta das 14 horas.
A cavalgada, este ano, inovou e incluiu no seu roteiro, pela primeira vez, a passagem pelo Vale do Vinhedos, com o objetivo de ajudar a dar visibilidade à produção de vinhos do município. Os cavaleiros passaram em frente a diversas vinícolas.
Convém ressaltar que São Joaquim se destaca na produção de vinhos de altitude. Ao lado da maçã, este setor ajuda o incrementar o Produto Interno Bruto (PIB) local. Atualmente, são cerca de 15 empreendimentos no ramo, instalados pela região joaquinense.
O advogado Cristiano Souza da Rosa foi um dos participantes da cavalgada. Para ele, o “evento foi uma dos maiores da história. Além de participantes regionais, o passeio atraiu pessoas até dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso. Ajudou a incrementar o turismo de São Joaquim”.
Programação diversificada
Este ano, além do passeio a cavalo, a “Cavalgada da Nevasca” contou com vários atrativos. Foram quatro dias de evento. A programação teve início na quinta-feira (26). Na sexta (27), um dos destaque foi o 3º leilão de cavalos da raça crioula. Na ocasião, foram comercializados 19 lotes (animais), sendo 14 fêmeas e oito machos, com um faturamento de cerca de R$ 300 mil, ajudando a incrementar ainda mais a economia.
E no sábado, além do passeio a cavalo, aconteceram outras atrações artísticas e culturais. A programação teve sequência no domingo, com destaque para o torneio de laço e atrações musicais de Timbre Serrano, Martinez e Diana, Giovana e Sofia, Moda Boa, Lucas e Leandro, Mayk e Rey.
Tradição passada de pai para filho
O torneio de laço foi um dos pontos altos da “Cavalgada da Nevasca”. As disputas envolveram crianças, jovens e adultos, disputando laço prenda, dupla e equipe, valendo premiação em dinheiro, e reuniram tradicionalistas de várias idades.
Márcio Cechinel, de 36 anos, faz parte do CTG Minuano Catarinense e participou da competição com seus dois filhos e a esposa, Rosilene Vieira Andrade Cechinel, 34. A família mora em São Joaquim e todos são laçadores.
Ele lembrou que o tiro de laço é uma tradição que vem de geração em sua família. Os filhos dele, Igor de Andrade Cechinel, 10, e Bruna de Andrade Cechinel, 13 laçam desde pequenos – ela desde os 8 e ele desde os 7 anos. Começaram na vaca parada, mas hoje já laçam vaca correndo. “Sempre participamos de torneios juntos. Nosso objetivo é valorizar a cultura e incentivar nossos filhos a fazer o mesmo”, destacou Márcio.
O torneio de laço da “Cavalgada da Nevasca” reuniu participantes de todas as idades. Além mostrarem habilidade e destreza no lombo dos animais, os laçadores tiveram de encarar muita lama na cancha de laço do parque. Só o duelo de sexta reuniu 350 duplas, segundo o organizador Cristiano Souza de Rosa. “É uma alegria estar promovendo este evento”, disse.