Economia e Negócios
Ambev de Lages está engajada para cumprir metas ambientais
No mês em que as atenções do mundo se voltam para a preservação da água e do meio ambiente, a Cervejaria Ambev anunciou quatro novas metas socioambientais para serem alcançadas até 2025. As ações estão divididas em quatro pilares: ações climáticas; gestão da água; agricultura inteligente e embalagem circular.
A gerente da fábrica, Aline Pereira, ressalta que também estão buscando novas parcerias de exportação de efluente. “A Estação de Tratamento de Efluentes da unidade devolve para a natureza uma água excelentes condições, com muita qualidade, por isso abrimos um convite à parcerias de exportação de efluente, por exemplo, para o uso em irrigação de praças e minimização de poeiras em ruas sem asfalto“, explica.
No consumo de energia elétrica, por exemplo, houve uma redução de 6% no consumo entre 2016 e 2017, com a instalação de equipamentos e motores de maior eficiência energética, instalação de lâmpadas tipo LED em boa parte do parque fabril e a definição de cenários de produção visando a otimização do consumo de recursos naturais.
A integração com a comunidade também está gerando resultados. No segundo semestre de 2017 teve início, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, um trabalho de incentivo a coleta seletiva no município, apoiando o trabalho das famílias que integram a cooperativa de reciclagem da região.
Novas metas ambientais
No anúncio das novas metas ambientais globais, a Ambev também lançou a 100+, nova plataforma socioambiental da AB InBev, que reúne, em um mesmo guarda-chuva, ações antes divididas em três pilares – um mundo mais saudável, limpo e em desenvolvimento –, visto que eles têm uma finalidade comum: a construção de um mundo melhor.
Nesse contexto, a plataforma propõe ações de impacto positivo para fora dos muros da cervejaria pelos próximos 100 anos e outros mais, reforçando seu comprometimento com a construção de um legado sustentável.
“Nosso sonho é unir as pessoas por um mundo melhor, e é por isso que a gente se engaja em ações para construir um ambiente mais saudável e para fortalecer as comunidades em que estamos inseridos. A mudança climática é o principal problema que aflige o meio ambiente, pois impacta diretamente nossos recursos naturais. Tendo isso em vista, estruturamos nossas metas para 2025 com o objetivo de contribuir com soluções para esses desafios socioambientais”, afirma Carlos Brito, CEO da AB InBev.
No último ano, a cervejaria comunicou que investiu cerca de R$ 1 bilhão em ações que contribuíram para a superação das metas anunciadas em 2013 para serem alcançadas até 2017.
Esses projetos envolveram, por exemplo, a adoção de tecnologias de reutilização de efluentes, a substituição de refrigeradores por modelos mais ecológicos, além de medidas de proteção de mananciais e a diversificação da matriz energética, privilegiando o aumento de fontes limpas.