Coronavírus

Ambev, em Lages, produz álcool líquido para distribuir na Serra Catarinense

Published

em

Álcool é doado pela Ambev e envase é feito por vários voluntários  Foto: Marcio Goulart / Divulgação

Depois da iniciativa da Cervejaria Ambev para ajudar a combater a Covid-19 com 500 mil unidades de álcool gel para hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, chegou a vez da região serrana de Santa Catarina ser bonificada com o produto. 

O álcool é extraído do processo cervejeiro, a exemplo de bebidas como a Brahma 0,0% em sua dealcoolização, que é produzida na Cervejaria Santa Catarina, em Lages. Até então, o álcool era enviado para as cervejarias do Rio de Janeiro e São Paulo para envase e distribuição nas cidades com maior número de casos da doença no Brasil. 

A Cervejaria Ambev estuda aumentar sua produção de álcool, visto que já existe uma grande falta do produto no mercado. Devido ao número de solicitações para a distribuição local do produto e a parceria com empresas da região, a cervejaria iniciou mais uma produção, desta vez de 7 mil litros de álcool líquido 70%. No dia 25 de março, ocorreu a primeira remessa, sendo que o repasse iniciou no dia 26 de março para a Prefeitura de Lages e Defesa Civil do município. 

Os órgãos serão os responsáveis pela doação de 12 mil unidades de álcool líquido 70% em versões de 500ml e 1 litro a rede pública de saúde, como hospitais, asilos e maternidades. Além de Lages, as cidades que estão recebendo o álcool líquido são: Bom Retiro, São Joaquim, Otacílio Costa, Bocaina do Sul, São José do Cerrito, Ponte Alta, Urupema, Palmeira, Anita Garibaldi, Cerro Negro, Rio Rufino, Painel, Capão Alto, Correia Pinto, Urubici, Campo Belo e Bom Jardim da Serra. 

A ação acontece também porque conta com a parceria de empresas voluntárias, como a Cisamuris, Incobel e a Lafi, responsável pelo envase do álcool líquido em garrafas plásticas.  

Além disso, na última sexta-feira (3) a Ambev anunciou que conseguiu aumentar a produção para o país inteiro, totalizando 1 milhão de frascos de álcool em gel para 27 estados. Para ampliar essa doação, a empresa cervejeira criou linhas de produção exclusivas em algumas unidades e adquiriu novos equipamentos para as cervejarias localizadas em Piraí (RJ) e agora também em Jaguariúna (SP), que vão fazer a extração do álcool que vem do processo produtivo da cerveja e também o envase do álcool em gel. Santa Catarina receberá 20 mil unidades do insumo, que serão entregues a partir desta semana para a secretaria local.

Para transformar o álcool, em gel, o Centro de Engenharia da Ambev desenvolveu uma fórmula nova, que dispensa o uso do carbopol – uma matéria-prima que está em falta no mercado, o que dificultava a ampliação da produção. O processo será feito por empresas parceiras da Ambev em Cotia e Vinhedo (SP).

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com