Geral
Voos ainda são operados por aproximação visual
Os voos da Azul Linhas Aéreas, entre Campinas (SP ) e Lages (pouso e decolagem) no Aeroporto Federal Antonio Correia Pinto (em Lages) ainda estão acontecendo por aproximação visual. O barômetro, instrumento que auxilia a navegação, tanto o reserva como o titular, foram reinstalados.
A Enfracea, empresa que administra o Aeroporto, aguarda a liberação do aparelho por parte do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II) da Força Aérea Brasileira (FAB) para retomar as operações por instrumento.
O problema começou quando o Cindacta II não aceitou o certificado de calibração do barômetro e pediu um novo laudo. A Enfracea providenciou o novo laudo, feito em São Paulo, quando o equipamento passou por análise técnica especializada, e enviou o documento à Cindacta II e agora espera a liberação.
De acordo com o diretor de operação do Aeroporto, Klaus Ramos Klinger, embora tenha solicitado a inspeção com urgência, não há prazo para liberação. “A qualquer hora isso pode acontecer”, ressalta.
Enquanto o equipamento não for liberado, o destino dos voos, em dias com pouca visibilidde, terão que ser alterados, como aconteceu em 26 de março. Em função do mau tempo, alguns voos da empresa Azul, vindos de Campinas (SP), foram desviados até Florianópolis. Em Lages, os voos acontecem às segundas, quartas, sextas e domingos, às 19 horas.