Conecte-se a nós

Notícias

Vice-governadora participa de evento para jovens rurais

Published

em

Foto: Marcela Ramos

Em sua primeira visita oficial a Lages, a vice-governadora do Estado, Daniela Reinehr, participou do Encontro de Jovens Rurais, promovido ontem pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), na Uniplac. Daniela foi a primeira palestrante do evento, apresentando a visão do atual governo e falando sobre as políticas públicas para que os jovens possam permanecer no meio rural.

Para a vice-governadora, encontros como este são de extrema importância, pois abordam um tema que é considerado um dos grandes desafios dos governantes: manter o jovem no campo. “Para isso, a gente precisa fazer com que a propriedade seja atrativa. Ninguém é obrigado a ficar no meio onde está, tem que se sentir atraído, tem que ver que ali há condições de crescer, de empreender, de prosperar e ter um bom negócio, que realize todos os sonhos que tem”, comenta.

A vice-governadora destacou que Santa Catarina tem uma grande diversidade de paisagens e produtividade, falou sobre a visibilidade e importância do turismo rural. Para ela, eventos como o Encontro de Jovens Rurais servem para ampliar o desenvolvimento de projetos voltados às propriedades rurais. “Ver esses jovens aqui é muito bacana. Fiquei surpresa porque são realmente bem jovens, e isso é muito importante porque esta é uma fase onde, via de regra, os interesses saem um pouco da rotina familiar. Ver eles aqui, cultivando o que a família deles já faz, é muito importante. É muito bom ver o despertar desses adolescentes pela agricultura, pelo agronegócio, pelo empreendimento rural”.

A passagem por Lages faz parte da agenda da vice-governadora, que no dia anterior cumpriu compromissos em Brasília e Joaçaba. Ao sair de Lages, na tarde de ontem, foi para Chapecó, onde cumpriria agenda na noite desta quinta-feira.

Troca de experiências

O Encontro de Jovens Rurais reuniu mais de 200 participantes, vindos das cidades atendidas pelas gerências da Epagri em Lages e São Joaquim. O objetivo foi a integração, socialização e troca de experiências entre egressos dos cursos de Liderança, Gestão e Empreendedorismo promovidos pela Epagri.

De acordo com a extensionista social da Epagri, Andréia Meira, o Encontro reuniu jovens que participam de capacitações nos centro de treinamento da Epagri desde 2013 e que têm formação nas áreas gerencial, técnica, produtiva, econômica e acompanhamento da estatal, para a implantação de projetos empreendedores na propriedade.

“Buscamos integrar, valorizar, dar visibilidade ao protagonismo destes jovens, que estão mantendo as suas atividades no meio rural, que têm interesse em empreender e em fortalecer uma rede da Serra Catarinense com a juventude rural. Temos o objetivo de permanência [do jovem no campo], mas tem que ser uma permanência com qualidade de vida”, avalia.

Cursos

A Epagri realiza o curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo para jovens rurais há pelo menos 10 anos em 13 Centros de Treinamento espalhados pelo Estado. Ao longo desse período, pelo menos dois mil catarinenses foram formados em 72 turmas. Na região de Lages, as atividades ocorrem desde 2013 e já formaram cerca de 150 pessoas, capacitadas para gerir as propriedades rurais com mais profissionalismo. A edição 2019 na Serra ocorre entre abril e novembro, e está com inscrições abertas, na Epagri.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta