Geral
Verão começará mais tarde e terminará mais cedo
O verão começa oficialmente nesta quinta-feira (21), às 14h28, e vai até as 13h15 de 20 de março de 2018, pelo horário de Brasília. A data e a hora do início e fim das estações do ano são determinadas por cálculos dos astrônomos e não dos meteorologistas. Astronomicamente o Hemisfério Sul passa pelo solstício de verão às 14h28 do dia 21 de dezembro, enquanto o Hemisfério Norte passa pelo solstício de inverno.
De acordo com o site meteorológico Climaterra, do engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, este verão tende a ter períodos mais secos e com algumas madrugadas frescas a frias (abaixo da média), tardes mais quentes, com picos curtos e fortes de calor, e períodos mais longos agradáveis, especialmente na Serra Catarinense. As chuvas serão bem irregulares. Ainda segundo o Climaterra, as trovoadas de verão serão em menor número que o normal, com risco maior de temporais mais fortes. Nesta temporada, o verão climático tende a terminar mais cedo, em meados de março. O verão climático, de forma geral, começa em meados de novembro e vai até meados de abril nas áreas de baixa altitude.
Destaques para o verão
>>O Sul do Brasil deve ter chuva abaixo da média, mas não será completamente seco
>>A maior parte da chuva no Sudeste e no Centro-Oeste ocorrerá, principalmente, na primeira metade do verão. Risco elevado para enchentes
>>Excesso de calor deve ser destaque em fevereiro
>>Região Norte terá muita chuva neste verão
>>Nordeste terá muito calor e pouca chuva, mas áreas produtoras terão chuva suficiente
>>Grande pressão para pragas e doenças na agricultura
>>Provavelmente, teremos uma temporada de muitos mosquitos