Notícias

Dezembro começa com temperaturas amenas

Published

em

Foto: Bega Godóy

A geada nas partes baixadas do topo da Serra Catarinense (Painel, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Urupema) registrada nesta segunda-feira (2) pode se repetir na terça-feira (3). Embora as chances sejam reduzidas, pois podem acontecer em pontos bem isolados da região, apontando temperaturas entre 3°C. e 6°C. Uma semana não muito quente.

Porém, a possibilidade de chuvas e trovoadas em todo o Estado pode chegar na quarta (4) e quinta-feira (5). Já na sexta(6), a temperatura baixa novamente com uma pequena chance de geada no topo da Serra.

“Não é raro, mas é frequente”, explica o engenheiro agrônomo da estação Climaterra, Ronaldo Coutinho. Ou seja, há indicação de um dezembro com entrada de ar seco e frio mais frequente que o normal e com chuva irregular. No fim de semana, o tempo continua bom com frio pela manhã e agradável à tarde.

Chuva na segunda quinzena de dezembro

Segundo a previsão da Epagri/Ciram, em dezembro, a segunda quinzena será mais chuvosa em relação à primeira. A chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão.

A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 mm a 200 mm no Estado. Durante o trimestre, as passagens de frentes frias pelo litoral provocam chuvas mais intensas em Santa Catarina, com mais força no Oeste e Meio Oeste.

Assim como em novembro, segundo a previsão da Epagri/Ciram, em dezembro, as massas de ar quente atuarão com mais frequência e cada vez mais duradouras. Mas, ainda, podem ocorrer episódios isolados com temperaturas mais baixas na madrugada e amanhecer, com geada fraca nas áreas altas da Serra Catarinense.

clique para comentar

Deixe uma resposta