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Vendas deste mês podem superar as de dezembro

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Foto: Susana Küster

A Black Friday é só nesta sexta-feira (29), mas os descontos dos produtos em algumas lojas já começaram na semana passada. Os comerciantes percebem que as promoções da data são cada vez mais procuradas pelos clientes. Desta forma, muitos comerciantes esperam superar as vendas do ano passado e dizem que o mês de novembro tem sido melhor que o de dezembro.

Um dos motivos para isso é que muitos usam a primeira parcela do décimo terceiro, paga em novembro pela maioria das empresas, para comprar nas promoções da Black Friday. O gerente da Berlanda, Jorge de Camargo Cardoso, percebeu isso e diz que muitos clientes também deixam para fazer as compras em janeiro, assim aproveitam as liquidações típicas daquele mês.

Durante essa semana, Cardoso conta que houve aumento no movimento de clientes fazendo pesquisa de preço. “Esperamos que as compras cresçam já nesta quinta-feira e até dia 30. A expectativa é que as vendas aumentem de 15% a 20% com relação ao ano anterior”. A maioria dos clientes procura por televisão, refrigerador, máquina de lavar e móveis.

Na loja da Tim, da Rua Coronel Córdova, o gerente Gerson Muniz, conta que a maioria dos clientes procuram por Iphone, mesmo que o produto seja um dos mais caros. “Muitos têm telefonado para saber das promoções. Percebemos que antigamente as pessoas não ligavam muito para a Black Friday e agora a procura está grande.” Ele também diz que o mês de novembro tem tudo para ser melhor do que dezembro. Muitos modelos de celulares já acabaram antes do dia D da campanha, pois a loja já baixou os preços no dia 20 e agora espera por mais aparelhos. Na Favorita, as promoções também começaram na semana passada. A expectativa é que as vendas aumentem 5% em relação ao ano passado. “Muitos clientes vêm procurando pelas promoções da Black Friday”, diz a gerente Miriam Correa Guerra. 

Há quem prefira comprar online, ao invés de ir nas lojas. É o caso de Tatiane Barriquello, 37 anos. Ela gosta de aproveitar a campanha para comprar louças e sempre procura por sites seguros para não cair em promoções falsas.

Números comprovam o crescimento 

A Black Friday no Brasil começou em 2010 e a cada ano tem tido resultados melhores. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), os consumidores têm comprado os produtos antes do auge da data, que ocorre nesta sexta-feira (29).

O levantamento dos órgãos aponta que nove em cada dez consumidores planejam pesquisar preços antes de adquirir algum item, principalmente para confirmar se os produtos realmente estão na promoção. Os dados são de que 40% dos entrevistados pesquisariam valores no mesmo mês da Black Friday, enquanto 28% fariam isso com um mês de antecedência e 11% até dois meses antes. Outros 13% só devem verificar preços no dia do evento, segundo a pesquisa.

Em 2010, o faturamento total da Black Friday não passou de R$ 3 milhões no Brasil, segundo dados da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina. No ano seguinte, o faturamento chegou aos R$ 100 milhões, com um ticket médio de R$ 450,00 por compra. Em 2015, o ticket médio dos pedidos não passou de R$ 500. Já o faturamento superou todas as expectativas do mercado de e-commerce, atingindo cerca de R$ 1,5 bilhão.

Em 2016, o brasileiro comprou em média R$ 653 durante as 24 horas de ofertas e ao todo a data atingiu um faturamento total de R$ 1,9 bilhão. Já no ano seguinte, o faturamento total chegou a R$ 2,1 bilhões e no ano passado, passou para R$ 2,6 bilhões. Ao longo das nove edições da Black Friday, o mercado online passou por várias transformações e as novas

tendências de consumo, são: compras por multicanais, uso de aplicativos de grandes varejistas, além de pesquisas e sites com comparativos de preços, como fator de decisão de compra.

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