Geral
Trote de Fisioterapia da Uniplac repercute nas redes sociais
O trote do curso de Fisioterapia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) está repercutindo. Nele, a tarefa era a de postar uma imagem criada pelos veteranos, que contém a frase “Em terra de calouro, veterano é rei!” e a foto de uma professora de português da universidade com a hashtag “#OsSem…”. (O nome da docente foi preservado).
Os calouros dizem que não foram obrigados a trocar a capa do perfil do Facebook, porém, a maioria optou pela troca. Apesar dos envolvidos argumentarem que o objetivo era de valorizar a professora, nem todos entenderam o objetivo da postagem.
Calouros ouvidos pela reportagem do Correio Lageano disseram que foi uma brincadeira e que a ideia era valorizar a professora citada, porque os novos estudantes não terão aula com ela e dessa forma teriam mais “facilidade” para cursar fisioterapia. Também, esperam que os veteranos resolvam e que as pessoas “não levem pelo lado ruim, pois todo mundo sabe que isso não passa de brincadeira, sem calúnias diretas”.
Uma acadêmica veterana disse, em nome da turma, que a intenção era valorizar a professora, que sempre deu intensivo de português, mas, neste ano, não dará aula para a primeira fase do curso de Fisioterapia. “Ela é temida, mas a gente gosta dela, ela faz falta”, justificou, completando que a ideia da postagem é um castigo aos calouros que terão “moleza”, pois não serão alunos dessa professora. A veterana também reclamou que outros cursos fazem isso e não há repercussão.
O reitor da Uniplac, Luiz Carlos Pfleger disse que a universidade é contra qualquer tipo de trote violento e, sobre a postagem dos calouros, conversou com o coordenador do curso. Pfleger entendeu que o objetivo dos alunos era o de valorizar a professora e não o contrário.
O coordenador da Fisioterapia, Tarso Waltrick, entendeu a mensagem repassadas pelos acadêmicos de valorizar a professora, entretanto, ressalta que não foram felizes na forma que a executaram. Porém, em função da repercussão, pediu para que retirassem a imagem dos perfis.