Coronavírus

Estudantes se preparam para ajudar a enfrentar o coronavírus

Published

em

Acadêmicas participam do treinamento, com a ajuda de um boneco Foto: Adecir Morais

Estudantes da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em Lages, estão sendo capacitados para atuarem no enfrentamento ao novo coronavírus. São alunos do 5º e do 6º ano do curso de medicina.

Eles estão recebendo treinamento no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP), tendo o médico plantonista da ala de UTI para coronavírus da unidade, Jonathan Canalli, como instrutor.

“Estamos aprendendo técnicas de entubação para auxiliar no atendimento de pacientes com Covid-19”, declarou a acadêmica do 5º ano, Renata Córdova Vieira, que ao lado das colegas de turma Carolina Rampazo e Julia Gabriela Effting da Silva, fazia treinamento na tarde da última quinta-feira (2).

O trio, porém, disse que ainda não sabe se vai se inscrever para atuar no combate à doença.

De acordo com o médico e presidente do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, Ronny Albert Westphal, cerca de 50 estudantes da Uniplac já fizeram o curso de capacitação na unidade.

Com o treinamento, feito com a ajuda de um boneco, eles estão aptos a atuarem nas ações de saúde para combater o novo coronavírus, podendo trabalhar em qualquer região do País. Os treinamentos também estão ocorrendo no Hospital Tereza Ramos (HTR).

Ronny ressaltou que é extremamente importante que os acadêmicos saibam realizar os procedimentos corretos de entubação, um recurso que possibilita que o paciente grave receba ventilação mecânica.

Segundo ele, cerca de 2% dos pacientes com Covid-19 necessitam de ventilação mecânica, por este motivo, a entubação se torna essencial para salvar vidas.

A coordenadora do curso de medicina da Uniplac, a médica Maria Cristina Mazzetti Subtil, declarou que a instituição é parceria do processo de qualificação dos alunos.

A instituição “emprestou um simulador para treinamento de entubação para os dois hospitais”, disse.

Ela explicou que quem conseguir a vaga para atuar na linha de frente no enfrentamento da doença, ganha uma bolsa de R$ 1.045,00 por 40 horas, ou R$ 522,50 para 20 horas.

“Temos 104 estudantes do 5º e do 6º, além de outros 212 do 1º ao 4º, que também podem se inscrever voluntariamente”, esclareceu.

Plantonista da UTI para Covid-19 ensina acadêmicas as técnicas da entubação. Assista:

 

Governo estabelece regras

Na última quinta-feira (2), o Governo Federal publicou a Portaria nº 639/2020 que institui a ação estratégica para combater o novo coronavírus. Por meio dela, o Ministério da Saúde vai capacitar, por meio do programa “O Brasil Conta Comigo – Profissionais de Saúde”, profissionais da área de saúde nos protocolos clínicos oficiais de enfrentamento à pandemia de covid-19. O curso será ministrado a distância. Para participar do programa, o estudante terá de fazer um cadastro pela internet. Após o preenchimento do formulário, o profissional receberá um link de acesso aos cursos de capacitação.

A medida do governo considera a necessidade de mobilização da força de trabalho em saúde para a atuação em serviços ambulatoriais e hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS), para responder à situação de emergência em saúde causada pelo novo coronavírus. A ação abrange as áreas de serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e técnicos em radiologia.

Os conselhos nas áreas da saúde deverão enviar ao Ministério da Saúde os dados dos seus profissionais e, por sua vez, o ministério vai identificar e informar aos conselhos os respectivos profissionais que não preencheram o cadastro ou que não concluíram os cursos. Será criado, então, um cadastro geral de profissionais habilitados que poderá ser consultado por gestores federais, estaduais, distritais e municipais do SUS, em caso de necessidade, para orientar suas ações de enfrentamento à covid-19.

 

Foto: estudantes de medicina da Uniplac se preparam para combater a covid1_Adecir Morais (6).JPG

Legenda:

clique para comentar

Deixe uma resposta