Geral

Três operações acabam com dezenas de prisões

Published

em

Foto: Polícia Civil/ Divulgação

Duas delegacias subordinadas à Regional da Polícia Civil de Lages, e investigadores da Polícia Civil de Lages, realizaram operações na sexta-feira (25) culminando em cumprimento de mandados de prisão e apreensões, e dezenas de pessoas detidas em Lages, Otacílio Costa e Bom Retiro.

A Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Lages, com apoio das equipes de investigação das demais delegacias de Lages deflagrou a operação policial denominada “Prehensio” e realizou a prisão de 18 pessoas só em Lages. A operação policial durou mais de nove horas, sendo realizadas diligências e prisões em todos os bairros do município. Dentre os presos há condenados e prisões provisórias. Os crimes praticados vão desde homicídio qualificado, roubo, estupro, tráfico de drogas, organização criminosa e outros. Após as prisões, os detidos foram recolhidos no Presídio Regional de Lages, local onde permanecerão à disposição da justiça.

A palavra “Prehensio” significa prisão e vem do latim prensio, encurtamento de prehensio, do verbo prehendere.  Com as prisões realizadas na operação de Lages já somam 195  prisões realizadas pela DIC da cidade em 2019.

Operação Strike 

Em Bom Retiro, a Polícia Civil deu continuidade, na manhã de sexta-feira (25), à Operação Strike, desencadeada em agosto contra o tráfico de drogas, em cidades também da Grande Florianópolis. Foram cumpridos cinco mandados de prisão contra quatro homens e uma mulher. Todos estão envolvidos com o tráfico de entorpecentes. A ação aconteceu também em Alfredo Wagner. Nesta fase não houve apreensão de drogas e armas e sim o cumprimento das ordens de prisão.

Segundo o delegado da PC de Bom Retiro, responsável pela investigação, Ricardo Guedes, foram dois anos de investigação contra o bando suspeito de agir em uma organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. A base da organização criminosa era Bom Retiro, mas havia ramificações também na Grande Florianópolis. As cinco pessoas presas seriam encaminhadas para o sistema prisional em Lages.

“Há 40 dias a equipe cumpriu mais de 100 mandados de prisão e busca e apreensão pela região e cerca de 30 pessoas foram presas.”   

Operação 5° Mandamento                              

Por meio da  Delegacia de Polícia da Comarca de Otacílio Costa, foi desencadeada pela manhã de sexta-feira (25), a operação “5º Mandamento”. Foram cumpridos, na cidade de Rio do Sul, três mandados de busca e apreensão de adolescente, em três diferentes endereços.

A operação tinha como objetivo prender os autores do roubo praticado em um sítio no interior do município de Otacílio Costa, em 1º de outubro. Na ação, uma das vítimas foi alvejada na perna com vários disparos de arma de fogo. Os criminosos levaram televisores, celulares, dois veículos da família, e a quantia de cerca de R$ 1.000, em espécie.

Após investigação, foram identificados como suspeitos três menores de idade e três maiores, os quais tiveram mandados de busca e apreensão e prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Otacílio Costa. 

Também com apoio dos policiais da Departamento de Investigação Criminal (DIC) e da DPCO de Rio do Sul, além da DIC de Curitibanos, somente os menores foram apreendidos, tendo sido conduzidos à Delegacia de Polícia de Otacílio Costa, onde confessaram a prática do roubo e confirmaram a participação dos maiores, que ainda não foram encontrados. Os dois dos menores foram encaminhados ao Casep de Curitibanos e um ao Casep de Rio do Sul.

clique para comentar

Deixe uma resposta