Geral

Questionário identifica insatisfação com a merenda

Published

em

Foto: Nubia Garcia

Quando foi empossado como jovem vereador, em setembro deste ano, o estudante Cauan Brugnera Siqueira, de 16 anos, já sabia exatamente como pretendia atuar. Aluno do segundo ano do ensino médio, em uma escola privada, ele desenvolveu um projeto cujo intuito era conhecer melhor a realidade das escolas públicas de Lages.

Lotado no gabinete do vereador João Chagas (PSC), Cauan contou com o apoio do edil e sua equipe de assessores para elaborar e aplicar um questionário que tinha como objetivo identificar possíveis dificuldades enfrentadas em cada unidade. O questionário foi respondido por alunos do ensino médio de três escolas e, em uma delas, 63% dos estudantes indicaram estar insatisfeitos com a merenda servida.

“A gente entregou o questionário aos alunos e diversos deles reclamaram sobre a merenda, mas muitos não especificaram qual foi exatamente o problema. Nós mesmos, nos corredores da escola, observamos que o tempo do recreio não é suficiente nem sequer para os alunos pegarem o lanche, já que a demanda é muito grande. As filas eram enormes”, explica.

Com a pesquisa em mãos e identificada a insatisfação dos estudantes, Cauan partiu para o próximo passo de sua atuação: apresentou à Câmara de Vereadores uma moção legislativa, cobrando providências do Governo do Estado, da Secretaria de Estado da Educação e da Gerência Regional de Educação. “Diversos fatores me incentivaram a procurar e pesquisar sobre as escolas públicas. Quando identifiquei esse problema, fiquei indignado. Espero alguma solução, porque é um sério problema e isso precisa ser solucionado”, afirma.

De acordo com a assessora parlamentar Pâmela Lins Sauer, que acompanhou todo o andamento do projeto de Cauan, como a moção é apenas uma sugestão, não há um prazo específico para que os órgãos citados apresentem uma resposta. O mandato de Cauan e dos outros 15 jovens vereadores encerra-se na sessão de 28 de novembro.

O programa

O Jovem Vereador é um programa desenvolvido por meio da Escola do Legislativo da Serra, presidida pelo legislador Jair Junior (PSD). Trata-se de uma formação política que possibilita a participação dos alunos em uma jornada parlamentar na Câmara. Ao todo, 16 estudantes foram eleitos por suas escolas para representá-las.

Desde a posse, em setembro, cada um atua como representante de sua comunidade escolar, junto ao gabinete de um vereador. Todas as demandas apresentadas pelos estudantes, tal qual o projeto de Cauan, serão analisadas e poderão servir de pauta para elaboração de matérias legislativas e projetos voltados à cidade.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta