Geral

Terreno do município doado ao inter de Lages será repassado à Turma da Árvore

Published

em

Foto: Marcela Ramos

Dos 110 mil metros quadrados do terreno da Prefeitura de Lages, onde era o antigo Autódromo Nabor Vieira Lemos, localizado um quilômetro antes da entrada da Localidade do Salto Caveiras, em direção a São José do Cerrito, na BR-282; 50 mil metros quadrados serão cedido à empresa Turma da Árvore. 

Em maio de 2015, o terreno foi doado para o Inter de Lages construir o Centro de Treinamento (CT), com prazo de dois anos após assinatura da escritura de doação, para construir. Conforme consta em uma matéria no portal do time (interdelages.com.br) o Governo do Estado tinha fundos destinados especificamente à construção de projetos do gênero, e tinha informado que iria financiar a obra. Porém, já se passaram cinco anos e a obra não foi realizada. 

Segundo nota enviada pelo clube, o Inter nunca recebeu esse dinheiro do Governo do Estado. Por causa das fortes reduções de orçamentos para a área esportiva nos governos estadual e federal, no intervalo entre 2015 e 2017, justamente o período que o Inter tinha para levantar os recursos, o clube não teve aprovados seus projetos para a construção do CT. Em 2019, o secretário de Desenvolvimento do município, Mário Hoeller de Souza, procurou o clube para informar que a área do antigo autódromo seria repassada à empresa Turma da Árvore, mas que o clube não seria prejudicado.

O secretário informou que um novo terreno, mais próximo à área urbana, será oferecido ao Inter ainda neste ano. Além disso, o secretário se comprometeu a fazer melhorias na área embaixo das arquibancadas do Estádio Vidal Ramos Júnior para a instalação de infraestrutura para o clube, que incluirá refeitório, lavanderia e academia. 

Prazos precisam ser cumpridos

O procurador-geral do município de Lages, Agnelo Miranda, explica que se a finalidade do terreno doado não for cumprida dentro do prazo estipulado, o terreno volta a pertencer à prefeitura. “Temos um política para isso e o inter não cumpriu. Então, o terreno voltou para o município. São 50 mil metros quadrados para a Turma Árvore ocupar e os outros 60 mil metros quadrados restante permanecem em poder do município”, comenta Agnelo. 

Também explica, que o terreno não foi doado à Turma da Árvore, pois foi feita uma cessão de direito real de uso, em dezembro de 2019, por meio da qual a propriedade continua de posse do município, mas a cessionária utiliza o terreno enquanto cumpre sua finalidade. “Este instituto é utilizado conforme recomendação do Tribunal de Contas de Santa Catarina. A cessão foi realizada mediante lei autorizativa e termo próprio à empresa Turma da Árvore, que atuará no ramo de reciclagem.”

As doações 

O terreno foi doado ao Autódromo Nabor Vieira Lemos e, por volta de 1992, parou com as atividades de corrida, perdendo a finalidade, tendo o imóvel retornado ao município. Após isso, a prefeitura tentou doar para um frigorífico, mas segundo Agnelo, o frigorífico não deu sequência ao negócio. E, por último, o Inter de Lages, que também não cumpriu o objetivo de uso. Agora, parte dele está sob responsabilidade da Turma da Árvore, que realizará diversas operações de reciclagem. 

Turma da Árvore  

A Turma da Árvore é formada por um grupo de empresários especializados e com maturidade de mercado, focados em entregas de qualidade e inovação.

Através de projetos específicos busca atender às causas de interesse socioambiental e com sustentação socioeconômica com o objetivo de compensar e equilibrar os prejuízos ao meio ambiente causados por atividades essenciais à existência humana. 

Conforme o presidente da Turma da Árvore, Alex Comandolli, o terreno foi doado para que possa instalar suas empresas nesses local. “Lá terá a sede e todo o complexo. Em três anos, vamos contemplar nove barracões, desde a reciclo, estufas, empresa do Tuk Tuk (empresa que trabalha com reciclagem), a máquina que transforma vidro em areia, fábrica de madeira, fábrica de casas, a própria construtora da Turma da Árvore, e a empresa de embalagens 100% sustentáveis.”  

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com