Geral
Sol tem aparecido pouco em Lages
As temperaturas negativas voltaram às cidades do topo da Serra Catarinense, como São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici. Em Lages, a mínima registrada, na segunda-feira (18), foi na Coxilha Rica, com 6ºC.
Durante o dia, a temperatura não ultrapassou os 15ºC. Nas últimas semanas, o sol apareceu pouco em Lages. Na tarde de ontem, chegou timidamente, entre nuvens. Os dias nublados têm sido recorrentes.
O engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho, explica que, em Lages, essa condição é corriqueira por causa do relevo da região e pela condição do vento nordeste, há predomínio de nuvens baixas. Há dias, por exemplo, que o céu de Lages está encoberto e, nas cidades mais altas, está limpo.
Esse tempo fechado, como costumamos dizer, interfere, também, no nosso humor. A psicóloga Layla Ehing, explica que em dias frios, comuns nos municípios serranos, as pessoas acabam tendo dificuldade de sair da cama, ficam menos expostas ao sol e mais tempo em casa. Diferentemente dos dias quentes, mais convidativos ao convívio social, contribuindo para que as pessoas saiam de casa e interajam.
Layla comenta que manter a prática de exercícios físicos e boa alimentação é importante. Assim como, aproveitar o sol, sempre que possível, visando à produção de substâncias chamadas serotonina, dopamina e melatonina, que contribuem para o bom humor, energia e regulação do sono.
“Além disso, principalmente em relação ao isolamento das pessoas no inverno, é verificar se o comportamento ocorre de forma corriqueira, podendo indicar que algo não está bem, por isso, é importante ficar alerta em algumas situações,” orienta.
O tempo para a semana em Lages
Os próximos dias, em Lages, devem ser de manhãs geladas com tardes de temperaturas mais agradáveis se comparados aos últimos dias, afirma o engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho. Há chance de chuva para o fim de sexta-feira (22). No sábado (23), as temperaturas devem subir. Já no domingo (24), despencam novamente.
Coutinho explica que o primeiro mês de inverno climático foi com temperaturas abaixo do normal, compensando os dez primeiros dias de maio que foram de calor. Além de temperaturas baixas, a chuva está abaixo do esperado para o período.
Negativas no topo da Serra
-3,6°C S.Joaquim
-3,5°C Bom Jardim da Serra
-3,0°C Urupema
-0,8°C Urubici