Geral

Semana será de temperaturas baixas em Santa Catarina 

Published

em

Massa de ar frio permanece na Serra Catarinense com chance de geada nas áreas altas  Foto: Marcela Ramos

Após sete registros seguidos de geada na regiões altas da Serra Catarinense, a massa de ar frio vai permanecer durante esta semana, mas não só para os serranos. As baixas temperaturas estão previstas para todo o Estado de Santa Catarina. 

Conforme a previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), a previsão de baixas temperaturas vai até o dia 17, onde as noites e manhãs devem ser mais frias, com mínima de – 2°C a 5°C e formação de geada nas áreas altas da Serra. As regiões Oeste e Meio-Oeste do Estado também terão baixas temperaturas. 

Para esta terça-feira (14), a previsão é de chuva na região serrana, durante a madrugada e manhã, com nebulosidade à tarde.  A temperatura máxima não deve passar dos 19°C.

O engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho, ressalta que a quantidade prevista de chuva não é o suficiente para amenizar o problema da seca que o Estado vem enfrentando.

“É importante lembrar para que a população continue economizando água. A chuva para esta terça-feira não será muito relevante”, comenta.

O tempo volta a ficar estável em todo o Estado durante a quarta-feira (15), quando a previsão é de tempo ensolarado, porém com baixas temperaturas. A mínima prevista para Lages é 6°C, e a máxima deve ficar entre os 17°C a 18°C. 

E a cada dia que passa as temperaturas vão caindo cada vez mais, a chance de geada não será descartada nas cidades de Bom Jardim da Serra,  São Joaquim, Urupema e Urubici, que ficam localizadas no ponto mais alto da região. A previsão para quinta (16) e sexta-feira (17), é de céu ensolarado.

Em Lages a temperatura mínima, que acontece ao amanhecer, será de 4°C, e a máxima deve chegar aos 20°C. “Diferentemente dos outros anos, esse frio precoce que ocasiona a geada, está sendo muito frequente”, ressalta coutinho. 

Para o setor agrícola o frio não está sendo prejudicial, como foi a estiagem. “Não estamos a campo, mas pelo o que acompanhamos, o frio está frequente, mas não rigoroso quanto nos outros anos. O frio tem ajudado para a colheita, O que prejudicou foi a estiagem, que provocou um grande prejuízo para os agricultores. O frio nesse início de outono, não está atrasando os plantio de inverno” explica o  líder de Projetos de Gestão de negócios e Mercados da Epagri, .

Tendência de 18 a 27 de abril 

O período inicia com tempo estável com sol e algumas nuvens em Santa Catarina e temperatura em gradativa elevação, devido ao deslocamento da massa de ar frio para o oceano.

Próximo aos dias 22 e 23/04, uma frente fria deve se deslocar por SC, provocando chuva mal distribuída com baixo acumulado no estado. A temperatura declina após a passagem da frente fria e chegada de uma massa de ar frio e seco, no entanto, sem frio intenso e chuva significativa prevista até o momento. 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com