Geral

Secretário de planejamento e obras sai do cargo e João Alberto Duarte assume

Published

em

Foto: Divulgação

O secretário de Planejamento e Obras, Clayton Bortoluzzi, pediu exoneração do cargo nesta sexta-feira. Quem assume seu lugar é ex-secretário da Agência de Desenvolvimento de Lages, João Alberto Duarte.

João já foi secretário de Meio Ambiente, na gestão de Raimundo Colombo, em 2001. Como despedida, Clayton escreveu uma carta explicando o motivo de sua saída, que, segundo ele, é “para dar prosseguimento a questões pessoas e profissionais particulares, paralisadas para dedicação exclusiva à Lages”. Confira na íntegra:

Há 2 anos e 3 meses fui convidado pelo Prefeito Antonio Ceron para o desafio de assumir Secretaria de Planejamento e Obras, logo no início do seu Governo. Aceitei a chance de fazer mais por minha cidade Natal, que tanto amo e sempre levei no coração por onde passei, e há muitos anos estive fora me preparando para atuar cada vez melhor na área de engenharia.

Formado em Engenharia Civil, Pós graduado em Planejamento e Gestão Urbana, atuei por vários anos em obras de planejamento urbano, desde a época de Instituto de Planejamento Urbano de Blumenau, trabalhando forte na área de trânsito daquele órgão. Depois, por mais de 8 anos como Oficial do Exercito Brasileiro, onde atuei como engenheiro responsável em grandes obras de engenharia, como o novo Molhe de Abrigo do Porto de Imbituba (SC), o novo cais do Porto de São Francisco do Sul (SC), os novos acessos ao Porto de Rio Grande (RS), além de outras importantes obras do Exército Brasileiro.

No Governo do Estado, como secretário adjunto de infraestrutura, trabalhamos muito para execução de obras em rodovias, principalmente nas rodovias da região serrana, que foram quase que 100% restauradas ou revitalizadas.

Momento de mudanças, fizemos muito, mesmo em uma época em que a tecnologia e as pessoas tenham pressa em resolver seus problemas de imediato, mas que só quem exerce função publica sabe que as leis que devemos obedecer, não acompanharam tais anseios da população.

Lages no seu 253o ano de existência, apresenta graves problemas de infraestrutura, que mesmo nos próximos 50 anos não serão resolvidos, e seus quase 700km de vias, sendo 400 sem pavimentação. Uma área muito delicada, onde as demandas são infinitas e os recursos escassos, e nem sempre prioritários como é a saúde e educação. Assim, continuarão a ser assunto de quem pede, de quem é oposição, e promessa de quem quer ocupar a cadeira de prefeito ou vereador.

Um governo se faz com planejamento, e esse foi o nosso principal foco, em dois anos preparamos o caminho muito bem.  Nossos equipes de engenheiros e arquitetos, experientes e dedicados, foram fundamentais, e merecem todo o reconhecimento.

Desde agosto de 2018 temos o nosso Plano Diretor do município atualizado e adequado para os próximos 10 anos de crescimento da cidade, estamos em fase de Elaboração do Plano de Mobilidade de Lages, assim como o plano de micro e macro drenagem, a lei de condomínios e loteamentos, muito importante para a área imobiliária.

Na área de pavimentação, contratados a execução de projeto de mais de 100 ruas Lages, dos quais 55 já estão prontos para serem licitados. Aprovamos junto a Caixa Econômica Federal, empréstimo para a pavimentação de vias que poderão ser iniciadas ainda no primeiro semestre de 2019, dando melhores condições de vida principalmente às pessoas bairros mais afastados que sofre com falta de infraestrutura.

Nas obras de vulto, conseguimos dar andamento à obras antes apenas prometidas, como a Revitalização e Ampliação do Mercado Público, que hoje já tem mais de 50% das obras executaras. A revitalização do Centro, que já é realidade e será um marco para Lages, e ainda a reforma do Terminal Don Honorato Piazera, que poderá ser reinaugurado no próximo mês de abril.

Hoje, temos realmente com o sentimento de dever cumprido, uma batalha que não é fácil, quem não é de uma pessoa, mas sem de todos que querem realmente o desenvolvimento de Lages. Deixaremos o Cargo para dar prosseguimento a questões pessoas e profissionais particulares, paralisadas para dedicação exclusiva à Lages. Mas continuaremos trabalhando forte para ajudar Lages, com o mesmo empenho, ou até com mais força para ajudar Lages.

Sei que tem muito que avançar, obras importantes para mobilidade e segurança. Mas fico feliz pelo que conseguimos fazer. Agradeço as nossas equipes, a oportunidade de trabalho, e continuo a disposição e sempre vamos contribuir para o crescimento da cidade e dos lageanos.

clique para comentar

Deixe uma resposta