Conecte-se a nós

Notícias

Acidentes são frequentes na Avenida Dom Pedro

Published

em

Quarta-feira (20), no local onde ocorreu o acidente, ainda havia destroços dos carros - Foto: Patrícia Vieira

Mais uma vez, um condutor em alta velocidade perdeu o controle da direção e bateu em veículos estacionados na Avenida Dom Pedro II, próximo à Igreja do Navio, no Bairro Santa Rita, em Lages. O acidente aconteceu na noite de terça-feira (19) e envolveu dois carros e uma moto.

Para os comerciantes locais, embora tenha sinalização na via, os motoristas andam acima da velocidade permitida, de 40km/h, e isso, seria uma das principais causas de tantos acidentes, principalmente naquele local. Maria Macedo, que trabalha na região, comenta que, geralmente, os acidentes ocorrem à noite, porém, os veículos trafegam em alta velocidade em qualquer hora do dia. “Vivemos apreensivos.”  

A moradora e empresária Franciele Freitas conta que vivem em alerta. Ela confirma que os acidentes ocorrem com frequência no trecho. “Não importa a hora, os motoristas passam por aqui em alta velocidade.”

Diz, ainda, que presenciou vários acidentes. Em um deles, o veículo colidiu e derrubou um poste de iluminação pública que ficava em frente à loja Impact Som e Acessórios. Em outra ocasião, o condutor de um Gol, desgovernado, bateu no muro e ficou de rodas para cima dentro do seu lote.

Franciele sugere a instalação de um radar de velocidade que possa identificar os veículos imprudentes, pois, assim, terá como multar os infratores, para que paguem pelos danos causados, como postes de iluminação pública. “Se pagarem pelos danos causados, quem sabe assim, tomem consciência.”

Ela destaca que nem da lombada física implantada em frente à igreja inibe os acidentes. No acidente de terça-feira, envolveram-se um Ipanema, com placas de Lages, conduzido por um jovem de 19 anos, que seguia sentido Bairro Triângulo. Ele perdeu o controle da direção e colidiu contra uma motocicleta CBX 250 e um Meriva, ambos com placas de Lages, que estavam estacionados em frente à lanchonete No Name Burger.

De acordo o Corpo de Bombeiros, uma passageira foi socorrida, porém não foi divulgado seu estado de saúde. Já o condutor, não teve ferimentos. Segundo os moradores, este trecho da avenida é considerado muito perigoso e tem sido palco de constantes acidentes.

Melhorias para evitar acidentes

O diretor de Engenharia de Trânsito e Sinalização de Lages, Sérgio Todeschini, afirma que a partir de um estudo técnico, foram executadas melhorias na Avenida Dom Pedro II no trecho entre as ruas João Cruz Júnior e Silvio Romério, local de maior incidência de acidentes.

Foram colocadas linhas de redução de velocidade, melhorias na sinalização e uma lombada física no sentido Cemitério Cruz das Almas-Colégio Industrial. No sentido contrário, Todeschini acredita que não há necessidade de outras medidas, pois é uma subida e a velocidade adotada pelos condutores é menor.

Ele comenta, ainda, que, de acordo com o Código de Trânsito  Brasileiro (CTB), a colocação de lombada física não é indicada. “É a última alternativa para reduzir a velocidade”, explica. Sobre os acidentes, observa que, infelizmente, sempre acontecerão, e que é preciso que pedestres e motoristas respeitem a sinalização de trânsito.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta