Essencial
Saúde ocular e o cuidado com as lentes de contato
A boa alimentação e a prática de exercícios físicos, estão entre os hábitos saudáveis indicados para a saúde do corpo, mas o que muita gente não sabe é que esses hábitos também auxiliam na preservação da saúde ocular.
Em nossa região, a diabetes é uma das grandes causas de cegueira da população, muito em função de hábitos culturais, má alimentação e falta de atividade física. Além disso, em boa parte dos casos, o paciente só percebe a perda de visão quando o caso está avançado. A diabetes é a segunda maior causa de cegueira irreversível no Brasil, perdendo apenas para o glaucoma.
Por esse motivo, a importância do exame com médico especialista em oftalmologista, que pode identificar essa e outras doenças. Vice-presidente da Associação Catarinense de Oftalmologia (SCO), Dr. Luiz Alberto Zago Filho enfatiza o alerta do colega, Dr. João Artur Etz Junior, presidente da associação.
“É necessária consulta de rotina ao menos uma vez ao ano, com médico especializado, evitando graves sequelas, principalmente nas pessoas de maior risco como diabéticos, hipertensos e idosos,” diz Luiz Alberto Zago. “Boa parte dos pacientes procura o oftalmologista quando já perderam a visão de um dos olhos.” As consultas propiciam que o profissional as identifique precocemente. “Doenças vasculares e até algumas doenças cerebrais, por exemplo, podem ser observadas no fundo do olho.”
A prática de atividades físicas regulares mesmo no inverno e a alimentação rica em vegetais e vitaminas, ajudam a manter a saúde ocular. “O ideal é ter mínima ingestão de açúcar e sal, consumir um prato bem colorido, com tomate, cenoura e verdes diversos,” indica ele.
Cuidado com as lentes de contato
Não consultar um médico oftalmologista e acabar adquirindo óculos errado, pode prejudicar o paciente, por forçá-lo a um esforço visual maior do que é necessário. Dores de cabeça, desconforto, olhos vermelhos e cansaço precoce podem ser os sintomas.
A situação é ainda pior, caso a pessoa opte por utilizar uma lente de contato sem indicação médica adequada e sem exame clínico prévio. Pessoas com risco de infecções, olhos secos, ou com astigmatismo muito elevado, tem indicações limitadas, muitas vezes podendo ter contraindicação até às lentes de contato gelatinosas.
A lente precisa de uma adaptação adequada na córnea, para evitar atritos desnecessários e erosões, já que o uso incorreto da lente de contato, também pode cegar. O uso inadequado associado à falta de higiene das mãos, limpeza do estojo de armazenamento, produtos de conservação errados, não descarte das lentes no tempo certo após uso podem aumentar o risco de infecção através de bactérias.
“A lente é um corpo estranho, uma prótese, por isso precisa de cuidados. Nem todo mundo pode usar as lentes de contato, em muitos casos a indicação é apenas o uso de óculos, ou se necessário de uma cirurgia,” finaliza ele.