Geral
São Joaquim tem a 11ª geada do mês de novembro, e estabelece um “recorde”
O município de São Joaquim, na Serra Catarinense, estabeleceu um novo “recorde” de geadas. Somente neste mês, a cidade registrou a 11ª geada de novembro. Um fenômeno atípico para a época, afinal já é primavera e, neste período, apesar da normalidade de ainda haver geada na Serra, quase sempre fica em média três dias. Um recorde não visto pelos últimos 63 anos de história da medição meteorológica.
De acordo com o Climaterra, o recorde pertencia aos anos de 2011 e 2016 que assinalaram justamente 10 geada no mês de Novembro. Porém em 2017 esse recorde é mais significativa, pois pela primeira vez na história São Joaquim registra um Novembro mais frio que Setembro na média.
Décima primeira geada em novembro no topo da serra/SC, recorde! (anterior era de10 dias em 2016/2011). Também será a primeira vez que novembro terminará mais frio que setembro e com mais geada em 63 anos de dados!!
— CLIMATERRA (@Climaterra) 28 de novembro de 2017
A temperatura chegou a 3.4ºC na altura do Caminhos da Neve, no vale do Santo Antão, onde a paisagem amanheceu com uma relva negativa trazendo minúsculos cristais de gelo em formação.
Fonte: São Joaquim