Turismo
Salto Caveiras deve ganhar calendário de eventos
O Salto Caveiras, local perfeito para quem gosta de pescar, acampar e curtir um ambiente tranquilo, interagindo com a natureza, deve ter um calendário de eventos, um atrativo a mais para os visitantes e comunidade local.
De acordo com o Executivo do Turismo, Luiz Carlos Pinheiro Filho, a proposta ainda está sendo estudada, porém, será específico para a comunidade do Salto. “O projeto está em uma fase embrionária, porém, estuda-se algo que seja específico para a comunidade do Salto. Que inclua uma renda extra para população local” conclui.
Pinheiro explica que tramita um projeto no Ministério do Turismo para melhorar a infraestrutura do local. Com isso, será beneficiado não só a comunidade como os visitantes do Salto.
Atrativos
Localizado a 20 quilômetros do Centro de Lages, o Salto Caveiras possui um alagado e uma barragem. Há também bares e restaurante, lugar bem frequentado pelos visitantes que querem comer lambari ou outro prato típico da região.
Há também a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Salto Caveiras, que tem uma potência de 3,83 megawatts e ajuda no abastecimento elétrico de Lages. Ao lado da usina, são cerca de 200 metros até chegar outro ponto turístico, uma cascata se mostra imponente.
Ela é formada pelas águas do Rio Caveiras e em dias chuvosos o alto volume de água chega a formar uma névoa, que umedece a mata preservada existente na região. É um local que vale a pena ser visitado.
Operação Veraneio
O Corpo de Bombeiros segue até o dia 25 de fevereiro com a Operação Veraneio no Salto Caveiras. Os bombeiros alertam que a represa do Salto Caveiras não é local adequado para banho, devido a sua profundidade muito acentuada a poucos metros da margem.
As ações de prevenção são focadas nas áreas mais frequentadas aos domingos e feriados, das 09h30min ao meio-dia e das 14 horas às 19 horas. A operação do ano passado não contabilizou nenhum afogamento.
A praia dos lageanos
Mesmo o mau tempo dos últimos dias não impediu os lageanos – e serranos – de aproveitarem as férias e, principalmente, o fim de semana no Salto. O local tem opções de descanso na natureza, de camping, quiosques para churrasco, bares e uma praça.
Há 14 anos, o senhor Luiz Santos, de 70 anos, vai ao Bar do Bentinho com a família, aproveitar a área de camping para assar carne com os familiares e amigos. Ar puro, encontro com amigos, tranquilidade, são alguns dos fatores que levam o aposentado e sua esposa, Neli Santos, ir ao Salto nos fins de semana.
Luiz diz que não é por ir a tanto tempo lá e por ser amigo do senhor Bentinho, mas o local é um dos melhores para quem quer conhecer um pouco da região.
Idelfonso Palhano da Silva, 54, mais conhecido como Bentinho, é quem administra um bar há 18 anos e uma das principais áreas de camping da região do Salto. Ele estima que durante o verão, cerca de 400 pessoas passam pelo seu estabelecimento, que além da área para churrascos, oferece petiscos e bebidas em geral no bar.
Bentinho comemora o movimento, pois nem um tempo chuvoso impede das pessoas irem ao local. “Toda região daqui vem para cá”, comenta. Além da Serra, o proprietário diz que pessoas de Joinville, Blumenau, entre outras cidades do Estado, vão ao Salto por causa da fama. “Salto é mesmo a praia do lageano”.
Pesca
A região também é proveitosa para pesca. Diversas famílias se reúnem ao redor do rio para pescar. Levam suas cadeiras, varas e alguns alimentos e bebidas para passar a tarde. Especialmente nos domingos. A família Vargas, por exemplo, estava desde o início da tarde aproveitando o tempo livre para pescar.
Segurança
Quem vai lá, destaca a segurança dos últimos tempos. Comentam que depois que a polícia começou a fiscalizar mais a região, diminuíram os acidentes e as festas ao ar livre com som alto.