Conecte-se a nós

Essencial

Receitas especiais para o Dia dos Namorados

Published

em

Foto: Divulgação

Por: Daniela Binatti

Olá! Dia dos Namorados chegando e volta a nossa lembrança o ano anterior. Longas filas e cardápios caros nos restaurantes desanimam. Por isso, um delicioso jantar a dois, em casa, pode ser o programa Essencial para celebrar a data com muito amor e sem stress. Além de sair mais em conta, é muito mais romântico e autêntico.

Da entrada à sobremesa, um menu recheado de pratos saborosos não é complicado de fazer.

Bruschettas de queijo brie e uva

 

Ingredientes

100 g de queijo brie picado

2 grãos de pimenta-rosa triturados

1/2 colher (chá) de sal

1 pote de iogurte grego tradicional

4 colheres (sopa) de nozes picadas

10 fatias finas de pão ciabatta

1 dente de alho descascado

1 xícara de uvas sementes fatiadas

Queijo parmesão ralado para polvilhar

 

Modo de preparo

Em um recipiente, amasse o queijo brie com a pimenta-rosa. Adicione o sal, o iogurte grego e as nozes até obter uma pasta cremosa. Reserve. DICA: Se desejar, substitua o queijo tipo brie pela mesma quantidade de queijo de cabra.

Em uma assadeira grande, espalhe as fatias de pão e leve-as ao forno médio (180°C) preaquecido, por cerca de 10 minutos, até que fiquem crocantes (sem dourar). Retire os pães do forno e esfregue o alho sobre cada uma das fatias. Cubra as fatias com uma porção da pasta reservada, distribua as uvas, polvilhe o queijo parmesão e leve novamente ao forno médio/alto (200°C), preaquecido, por cerca de 3 minutos. Sirva a seguir.

Alcatra ao molho de gorgonzola

 

Ingredientes

1 kg de alcatra

1 colher de sopa de manteiga

Meia cebola média picada

Sal e pimenta do reino a gosto

⅓ de xícara de vinagre

Molho

250 g de queijo gorgonzola

100 ml de creme de leite

⅓ de taça de vinho branco seco

1 colher de sopa de noz-moscada

Sal e pimenta do reino a gosto

 

Modo de preparo

Comece temperando a alcatra com sal, pimenta e vinagre. Deixe descansando e apurando o tempero na geladeira, coberto por plástico filme ou papel-alumínio, por cerca de 1 hora. Passado este tempo, coloque a cebola já picada e a manteiga em uma panela para refogar. Em seguida, ponha a alcatra inteira na panela para dourar por cerca de 5 minutos de cada lado, para que fique ao ponto. DICA: Se quiser a carne bem passada, é só deixar um pouco mais.

 

Molho: Corte o queijo gorgonzola em cubinhos e coloque numa panela. Em seguida, despeje o vinho branco e cozinhe em fogo médio. Misture bem até que o queijo comece a derreter. Acrescente o creme de leite e mexa até que o molho engrosse um pouco. Para finalizar, junte a noz-moscada e bata bem com fouet ou garfo.

Na hora de servir, corte a alcatra em fatias e cubra com o molho de gorgonzola

Petit gâteau

Ingredientes

200 g de chocolate em barra

150 g de manteiga

150 g de açúcar

50 g de farinha

3 ovos

 

Modo de preparo

Leve a manteiga ao micro-ondas por mais ou menos 10 segundos para derretê-la. Corte o chocolate grosseiramente com uma faca e derreta em banho-maria. Em uma tigela, bata a manteiga com um fouet. Em seguida, acrescente o açúcar e misture os ingredientes. Acrescente os ovos um a um, alternando com um punhado da farinha. Por fim, incorpore o chocolate derretido à massa. Mexa bem e coloque a massa em potinhos untados com manteiga (ou em uma forma de muffins). Deixe os potinhos (ou a forma) no congelador por 1 hora. Pré-aqueça o forno a 150ºC e ponha a massa para cozinhar por no máximo 20 minutos. Espere esfriar um pouco para desenformar os bolinhos. Sirva com uma bola de sorvete de creme.

Lembre-se: Vai com fé depois me conta como ficou!

Inscreva-se na campanha de Dia dos Namorados do CL, clique aqui 

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta