Conecte-se a nós

Geral

Projeto Guarda Mirim visita Parque Fritz Plaumann

Published

em

Foto: Maria Isabel IJPB

Os 30 estudantes que participam do Projeto Guarda Mirim do Parque, realizaram a visita de estudos no Parque Fritz Plaumann em Concórdia na última quarta-feira (31). Um dos objetivos do projeto Guarda Mirim é justamente essa integração com outras Unidades de Conservação, com essa vivência eles percebem as diferenças entre os parques, espécies de fauna, flora, entre outros, destaca Maria Isabel Educadora Ambiental do Instituto José Paschoal Baggio.

O Parque Estadual Fritz Plaumann é uma Unidade de Conservação de proteção integral, destinada à preservação da natureza, pesquisa científica, educação ambiental e ao turismo ecológico. Criado em 2003, como medida de compensação ambiental pela implantação e operação da Usina Hidrelétrica Itá, abrange uma área de 717,48 hectares que protege remanescentes das florestas que recobriam originalmente a região do Alto Rio Uruguai no Estado de SC, atualmente com vários estágios de regeneração.

A turma de Guarda Mirim, conheceu o Centro de Visitantes com sala de exposição com informações sobre a história do Parque e de seu fundador Fritz Plaumann, visualizaram a maquete do parque, que tem uma área de 717,48 hectares, conheceram espécies de fauna e flora com painéis de imagens e mapas ilustrativos e interpretativos. Em seguida foi feita uma das quatro trilhas do parque, a trilha do Lajeado Cruzeiro, onde tiveram a oportunidade de passar na ponte pênsil com 30m de comprimento por 17m de altura. A trilha proporcionou visualização de quedas d’água e a importância da conservação dos recursos hídricos. “Eles vivenciaram, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, explica a bióloga da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Michelle Pelozato. Além da equipe do Parnamul, a visitação foi acompanhada pais e responsáveis dos alunos e por profissionais do Instituto José Paschoal Baggio (IJPB).

Sobre o Projeto Guarda Mirim do Parque

O Projeto Guarda Mirim do Parque, é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Lages em parceria com o Instituto José Paschoal Baggio. A primeira turma de 35 alunos que iniciou em março deste ano será formada em dezembro. Os alunos dos 4º, 5º e 6º anos do período matutino foram selecionados das três escolas do entorno do Parque, EMEB Professor Eduardo Pedro Amaral, EMEB Professor Pedro Cândido e Frei Bernardino, da faixa etária de 9 a 12 anos. As aulas acontecem às quartas-feiras no período vespertino na sede Parque natural João José Theodoro da Costa Neto, no bairro São Paulo.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: