Geral

Instituto José Paschoal Baggio ooferece aulas de reforço 

Published

em

As pedagogas Andresa e Michele oferecem aulas de reforço para estudantes do ensino fundamental  Foto: Marcela Ramos

Devido à pandemia do novo coronavírus, escolas de todo o Estado de Santa Catarina tiveram as aulas suspensas desde o dia 18 de março, para evitar a disseminação do vírus. Professores e alunos tiveram que reinventar suas táticas de aprendizagem, por meio do ensino a distância. 

Mas sem as aulas presenciais, a dificuldade dos alunos veio a tona. Foi analisando essa necessidade dos estudantes, e a preocupação dos pais, que o  Instituto José Paschoal Baggio (IJPB) começou a oferecer aulas de reforço a distância e também presenciais. 

Braço social do Correio Lageano, o instituto está localizado à Rua Córdova, 84, no Centro de Lages. Funciona de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h.

As aulas a distância acontecem por meio do WhatsApp, pelos telefones (51) 9 9957-6135 e (49) 9 9979-7283, mas o instituto também atende de forma presencial. Neste caso, pode ser de forma individual ou em grupos de até cinco crianças, para nevitar a aglomeração.

O IJPB conta com duas pedagogas para auxiliar os alunos: Andresa Merkle e Michele Xavier. Além disso, fornece uma sala específica para estudos, com livros didáticos e materiais para auxiliar no aprendizado, e tudo gratuitamente.

Para aqueles que não têm acesso aà internet em casa, o instituto disponibiliza os computadores. O público alvo para receber esse reforço são alunos do ensino fundamental, seja das redes particular, municipal ou estadual.

A gerente executiva do IJPB, Edite Moraes, diz que a procura tem sido grande por parte de alunos do 3º, 4º e 5º anos, mas as aulas também são oferecisas a alunos do ensino médio.

“Pela psicoafetividade, a criança está acostumada com a presença do professor, tem dúvidas e incertezas e sabe que o professor estará ali para ajudá-le e orientá-la. O professor conhece seu aluno, da mesma forma, o aluno conhece o professor. Esse contato fortalece o aluno e a qualidade do ensino. A ideia dessas aulas de reforço é  fornecer essa ajuda à criança, que sente falta da presença de um educador”, comenta. 

A coordenadora pedagógica do IJPB, Andresa Merkle, percebeu que os pais também têm essa dificuldade para instruir os filhos pelo método de ensino online. Pois nem todos têm conhecimento sobre a ferramenta ou, até mesmo, acesso à ela. “Alguns pais têm dificuldade em trabalhar com a tecnologia e, além disso, o comércio voltou, e os pais retornaram ao trabalho e,onde estão essas crianças? Esse reforço também é pensado nos pais, pois as crianças precisam dessa orientação com local apropriado. Então, nós instruímos e tiramos dúvidas a respeito das atividades que essas crianças recebem da escola. É importante lembrar que os alunos que vierem para o reforço, devem utilizar máscara”, conclui.

Sobre o IJPB 

O Instituto José Paschoal Baggio, também designado pela sigla IJPB, é uma instituição do terceiro setor, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Lages-SC.

Foi criado para ampliar as ações sociais desenvolvidas, até então, pelo Correio Lageano e contemplar novas áreas, dando continuidade à visão socialmente responsável de seu fundador José Paschoal Baggio.

Desde junho de 2007, tem realizado um conjunto de ações focadas em responsabilidade social, educação ambiental, empreendedorismo, educação, cultura e esporte. Estas atividades são objetivos estabelecidos pelo instituto para a construção do conhecimento dos cidadãos da Serra Catarinense.

 

Tenho preferência pela foto 2 

Foto: Coordenadoras Pedagógica IJPB – Andresa e Michele

Crédito: 

Legenda: 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com