Coronavírus

Procon orienta sobre como pagar as contas nos próximos dias

Published

em

Provavelmente, as contas do governo terão os vencimentos prorrogados

O decreto de situação de emergência em Santa Catarina culminou com o fechamento de diversos estabelecimentos, dentre eles casas lotéricas e bancos, visando a diminuir a circulação de pessoas nas ruas e a aglomeração em locais fechados. Com isso, uma das preocupações de boa parte da população se refere ao pagamento de boletos e prestações.

A orientação inicial feita pelos órgãos de defesa do consumidor é para que aqueles que têm conta bancária façam seus pagamentos utilizando meios alternativos como internet banking, aplicativos dos bancos ou caixas eletrônicos.

“Como os idosos têm mais dificuldade para trabalhar com internet banking, poderão utilizar o canal telefônico. Para isso, devem observar qual o 0800 da central de atendimento ou um número de telefone que consta no seu cartão de banco para realizar a transação”, explica o executivo do Procon, em Lages, Julio Borba.

Porém, há inúmeros consumidores que não têm conta-corrente ou poupança em nenhum banco. Para estes, a orientação é esperar as diretrizes que poderão ser adotadas por bancos e financiadoras ou emitidas pelo governo. Borba explica que, apesar de ainda não haver nada definido, há uma tendência para que as datas de vencimento sejam prorrogadas.

“Pelo menos as contas de alçada do poder público, como tarifas de água e energia elétrica, o mais provável é que o governo prorrogue as datas de vencimento. Já pras contas particulares [como telefonia e TV a cabo] vai depender do posicionamento de cada empresa. Mas acredito que, como os principais bancos do país também estão fazendo uma prorrogação dos seus boletos, deve haver um entendimento nesse sentido”, completa.

Vale lembrar que, até o fim da situação de emergência, que inicialmente deve encerrar na próxima terça-feira (24 de março), as agências bancárias, bem como as lotéricas, permanecerão fechadas, com funcionamento apenas dos caixas eletrônicos.

clique para comentar

Deixe uma resposta