Coronavírus

Prefeitura questiona pesquisa nos bairros sem comunicação às autoridades

Published

em

Moradores de diferentes bairros da cidade foram abordados em suas casas, na tarde de quinta-feira (14), por pessoas que diziam estar realizando uma pesquisa em nome do Ibope Inteligência, com o objetivo de constatar possíveis casos de coronavírus na população.

A Prefeitura de Lages, por meio de uma nota oficial enviada à imprensa hoje pela manhã, informou que não foi comunicada de tal pesquisa e determinou que o trabalho fosse paralisado até que tivesse as informações adequadas para permitir os procedimentos.

NOTA OFICIAL – PREFEITURA DE LAGES

“A Prefeitura de Lages comunica, oficialmente, às 12h desta sexta-feira, dia 15 de maio de 2020, ter sido surpreendida na tarde anterior com relatos populares sobre uma pesquisa que estaria sendo feita na cidade com o objetivo de constatar possíveis casos de Coronavírus na população. Várias denúncias chegaram à Secretaria Municipal da Saúde por parte de moradores abordados em suas casas por pessoas que se apresentavam como técnicos do Ibope Inteligência e ofereciam um exame de sangue gratuito e de resultado imediato para diagnosticar a doença. Boa parte dos moradores recusou, mas entre os que aceitaram, ficou a preocupação pelo fato de os testes serem descartados em sacos plásticos comuns. Tão logo começaram a chegar as informações, a Secretaria Municipal da Saúde, sem saber do assunto, passou a investigar o caso. Outras prefeituras, bem como o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde, foram consultados, e ninguém sabia de nada. À noite, descobriu-se que se tratava de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul. O trabalho, intitulado “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional”, é apoiado financeiramente pelo Ministério da Saúde e executado em 133 municípios do Brasil, dentre os quais, Lages. Já na manhã desta sexta, a Secretaria Municipal da Saúde teve acesso a um ofício enviado no último dia 12 pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, informando sobre a pesquisa e solicitando a comunicação imediata aos Municípios, o que, no caso de Lages, não ocorreu. A Secretaria Municipal da Saúde reconhece a validade do trabalho, mas discorda totalmente da forma como está sendo praticado, sem prévio conhecimento, o que gerou transtornos e insegurança entre a população. Repudia-se também a realização da pesquisa sem critérios logísticos locais, como a devida identificação dos técnicos e a ampla divulgação entre os moradores. Além do descarte inadequado dos testes em sacos plásticos, outra preocupação é sobre a contabilização dos casos eventualmente confirmados na pesquisa, sendo que nada chegou a conhecimento da Secretaria Municipal da Saúde, que efetivamente contabiliza e divulga oficialmente os dados. Na manhã desta sexta-feira, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar foram às ruas de Lages para localizar e identificar os profissionais que executam a pesquisa. A Secretaria Municipal da Saúde proibiu a pesquisa em Lages e orienta os moradores a não realizarem o exame até que a Prefeitura faça uma nova comunicação oficial.

Prefeitura de Lages/SC, 15 de maio de 2020.

4 Comentário

4 Comentários

  1. temp mail

    06/02/2024 at 05:08

    Hey, cool post There is an issue with your website in Internet Explorer; could you please check this? Because of this issue, many people will overlook your excellent article because IE is still the most used browser.

  2. Vheonn

    30/01/2024 at 04:29

    I loved as much as youll receive carried out right here The sketch is attractive your authored material stylish nonetheless you command get bought an nervousness over that you wish be delivering the following unwell unquestionably come more formerly again as exactly the same nearly a lot often inside case you shield this hike

  3. cell phone repair in Vancouver

    28/09/2021 at 17:22

    i love reading this article so beautiful!!great job!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: