Geral

Previsão é de frio para o período do carnaval

Published

em

Foto: Jordana Boscato

A boa notícia é que não deve chover no feriadão de carnaval, mas as temperaturas podem assustar um pouco quem pretende assistir desfiles ou apresentações em espaços abertos. Segundo previsões do engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho do Prado, entre os dias 22 e 25 de fevereiro, as noites e madrugadas serão muito frias. Não está descartada a possibilidade de geada nos municípios mais altos da Serra Catarinense. 

Entre os dias 22 e 24, sábado e segunda-feira, respectivamente, as temperaturas podem ser negativas. Coutinho alerta até para possíveis riscos de prejuízos para as lavouras. Geada neste período não chega a ser novidade. Em 2018, geou todos os meses do ano.

Mas enquanto o frio não chega, uma frente fria se desloca hoje sobre Santa Catarina deixando o clima mais fechado e úmido. Áreas de instabilidade reforçadas por um sistema de baixa pressão (cavado) possibilitam pancadas de chuva com trovoadas a qualquer hora do dia, alternando com intervalos de tempo seco (períodos de sol e nuvens) entre o Oeste, Meio Oeste, Centro, Serra e Litoral Sul. 

Sol e nuvens entre o Nordeste do estado e a Grande Florianópolis com pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e noite. Risco de temporal isolado para a Grande Florianópolis e Nordeste de SC. Mesmo assim, segundo Coutinho, vários pontos de SC passam sem chuva ou com bem pouca chuva.

A temperatura diminui, mas continua alta com sensação de abafamento. Queda maior no Sul do estado. Mínimas entre 12/15°C na região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema. Máximas variam entre 34/37°C na região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

A manhã de quinta-feira será com céu nublado, intercalando com períodos de sol. Durante a tarde e noite o tempo volta a ficar instável com chuva e trovoada. Há risco de temporal isolado em todo o estado, mas vários pontos passam sem chuva ou com bem pouca chuva.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com