Notícias

Porteira Adentro já beneficiou 120 propriedades

Published

em

Dono de uma pousada na localidade de Potreiros, o casal Dino e Adriana foi beneficiado com o projeto - Fotos: Adecir Morais

Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Lages executa o projeto Porteira Adentro. As ações consistem na recuperação de estradas dentro de propriedades rurais particulares. Os trabalhos já beneficiaram 120 famílias e têm por objetivo melhorar a situação da zona rural do município, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do homem do campo.

Proprietários de uma pousada rural da localidade de Potreiros, no Distrito de Índios, Dino Vieira Pires e Adriana Schevermann foram atendidos pelo projeto. Há quatro meses, a estrada de cerca de 1,5km de acesso à propriedade recebeu melhorias. Com isso, aumentou o movimento de clientes na pousada.

Com estrada boa, o visitante vem sem medo. Antes havia muito barro e buracos, mas agora a situação melhorou bastante. Recebemos visitantes de todo o Brasil e até do exterior e depois da obra, o movimento na pousada aumentou cerca de 30%”, afirma o casal.

As melhorias na estrada de acesso à pousada também beneficiaram outras sete famílias que residem na região. Além disso, contribuíram  para o escoamento de soja da região até a estrada geral.

A família da aposentada Alda Arruda Gerber, de 80 anos, moradora da localidade de Índios, também foi beneficiada pelo Porteira Adentro. Ela mora com o filho a cerca de 200 metros da estrada principal. Ambos produzem milho e feijão na propriedade.

O serviço ficou muito bom. Antes, quando chovia, a gente tinha dificuldade para sair de carro, mas agora está boa até a porta de casa. E as visitas que vinham aqui em casa, tinham de deixar o carro lá na estrada principal”, conta dona Alda.

Dona Alda também teve a estrada de sua propriedade recuperada pela Prefeitura de Lages

Meta é contemplar 250 propriedades até 2020

O secretário Municipal de Agricultura Osvaldo Uncini explicou que já foram recuperados cerca de 50 quilômetros de estrada, beneficiando 120 propriedades. O objetivo da administração é chegar a 250 até o ano que vem.

Numa primeira etapa, os serviços foram custeadas com recursos de um convênio do Governo do Estado, no valor de R$ 6 milhões, viabilizado por intermédio do ex-governador Raimundo Colombo para a manutenção de estradas do interior. Os investimentos em serviços no Porteira Adentro já executados somam cerca R$ 500 mil.

Agora está em curso a segunda etapa do programa, viabilizada a partir de uma lei municipal aprovada na Câmara de Vereadores. Nesta segunda fase, os serviços estão sendo executados com recursos próprios do município, sendo que o proprietário é isentado com até 90% do custo da obra.

Projeto atende reivindicação antiga

No Porteira Adentro, as propriedades são indicadas pelas Comunidades Rurais Organizadas (CROs). Os trabalhos são executados por uma equipe da prefeitura. As obras consistem no patrolamento, cascalhamento, serviços de drenagem, compactação do solo, dentre outros.

Uncini destacou que o Porteira Adentro era uma reivindicação antiga dos produtores rurais e uma promessa da atual administração. Inicialmente, foram beneficiadas as propriedades com produção de leite e agricultura familiar. Agora, outros produtores serão atendidos. “Nossa meta é melhorar o acesso de todas as propriedades até o ano que vem”, diz o secretário.

Ele salientou que as melhorias nos acessos das propriedades possibilitam que a safra seja transportada mais facilmente, o que acaba melhorando a situação financeira do agricultor, impedindo o êxodo rural. “Temos que apoiar o produtor rural para que ele continue no campo produzindo”, finaliza Uncini.

“Temos que apoiar o produtor rural para que ele continue no campo produzindo” – Osvaldo Uncini, secretário de Agricultura de Lages

clique para comentar

Deixe uma resposta