Geral
Pista da SC-114 continua danificada
Sete meses após o asfalto ter cedido, continua danificada a pista no Km-293 da SC-114, entre Painel e São Joaquim, na Serra Catarinense. O problema apareceu dois meses após a rodovia ser inaugurada, em março. A obra teve um custo de mais de R$ 90 milhões. Ainda não há previsão de recuperação do trecho. O dano apareceu após chuvas intensas que castigaram a região. Medidas paliativas foram adotadas para evitar o avanço do problema, mas as ações não surtiram efeito.
Esta semana, a reportagem do CL esteve no local e constatou que a situação se agrava cada vez mais. O trecho está sinalizado com cones e boa parte da pista já desabou. Escavações ilegais em uma cascalheira próxima ao trecho, foram apontadas como a causa dos danos na rodovia. A cascalheira funcionava sem licença ambiental e, por isso, foi interditada pela Fundação de Meio Ambiente (Fatma).
Um estudo aprofundado foi realizado para encontrar uma solução. O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Teodoro Agostini, que esta semana esteve em Bom Jardim da Serra para a inauguração da SCs-110 e 390, confirmou que a escavação é que causou os danos na estrada. Ele declarou que a empresa que executou a obra de pavimentação, será responsável pelo conserto da pista. O reparo será executado com dispensa de licitação. “Já temos o projeto e a solução para o problema. O governador (Raimundo Colombo) determinou agilidade na obra e vamos chamar a empresa para fazer a dispensa de licitação”, declarou, sem dar prazo para o início dos serviços.
Wanderley afirmou que não houve erro na execução dos trabalhos, o que isenta a empresa de qualquer responsabilidade. Assim, ela será remunerada para realizar os serviços necessários. Ele não esclareceu se os responsáveis pela cascalheira terão que arcar com os custos dos estragos.