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Parceria oferece cursos de comissário de voo e piloto privado

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Uma das parcerias renovadas pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, para o ano de 2020, é com a Just Fly Escola de Aviação Civil Ltda., com a oportunização dos cursos de comissário de voo e de piloto privado de avião.

Por meio dessa parceria, os interessados terão descontos, sendo que o curso de comissário passará de  R$ 3.100, para R$ 2.450; e o de piloto, de R$ 3.500 para R$ 2.500, com possibilidade de parcelamento. O material didático está incluído e não existe taxa de matrícula. A parte prática para o treinamento dos pilotos terá valor normal. Serão 20 vagas para cada uma das áreas. Os pré-requisitos para ambos são: possuir idade mínima de 18 anos e ensino médio completo.

A inscrição deve ser efetuada na sede administrativa do Qualifica Melhor Lages, na rua Sebastião Furtado, 81, no Centro de Lages, de segunda a sexta-feira, entre 13h e 19h. Neste local, os futuros estudantes irão apresentar o CPF e apanhar a carta de indicação e encaminhamento para, então, realizarem a matrícula definitivamente na sede da empresa, localizada no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo e, desta forma, terão direito ao desconto. Informações básicas podem ser consultadas pelos números 3224-0600 e 3224-0700.

Matrículas

As matrículas já estão disponíveis e no dia 15 de fevereiro (sábado) a Escola abrirá uma chance aos interessados com uma aula gratuita para se conhecer melhor a proposta. Para participar desta aula especial, basta agendar por telefone (49) 98429-5063.

Detalhes dos treinamentos

Sobre o curso de comissário de voo, os documentos essenciais para inscrição são cópia da carteira de identidade, CPF, título de eleitor, histórico de conclusão do ensino médio, certificado de reservista (para o público masculino), Certificado Médico Aeronáutico (CMA) – carteira de saúde exigida pela Anac, comprovante de residência e uma foto 3X4. Os alunos devem estar atentos ao uniforme obrigatório, formado por camisa polo (fornecida pela Escola), calça escura e sapato tanto para os homens quanto para as mulheres.

As aulas serão ministradas aos sábados, das 14h às 19h, com duração de aproximadamente cinco meses. Os alunos terão suporte com material didático de qualidade, instrutores altamente capacitados e inseridos no sistema de aviação civil, e ambiente composto por pessoal treinado. Trata-se de um curso preparatório para a banca da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com aproximadamente 200 horas/aula divididas nas disciplinas de maquiagem; marketing pessoal, relações interpessoais, etiqueta profissional; medicina aeroespacial; higiene e primeiros-socorros; conhecimentos gerais de aeronaves; teoria de voo; navegação; meteorologia; regulamentação da profissão; direito trabalhista e previdenciário; prevenção e combate a incêndios; sobrevivência na selva, deserto e gelo e Marinharia; sistema de aviação civil; Código Brasileiro do Ar; segurança de voo, emergência e prática de sobrevivência em condições adversas; prática de combate a incêndio, e demais disciplinas extracurriculares.

Em relação ao CMA, pode ser solicitado junto à Clínica AeroClin – Curitiba (PR) – cma@aeroclin.com.br. Informações: (41) 3023-9777; Hospital PMSC – Florianópolis – atendimentoanac@hpmsc.org.br. Esclarecimentos: (48) 3229-6500 ou (48) 99182-0440 e, por fim, com o médico Fernando Celli, em Rio do Sul – fernandocellianac@gmail.com. Informações: (47) 3521-1605.

Como se tornar um piloto 

Para se tornar piloto, são necessárias duas etapas. Curso teórico: Com duração de aproximadamente seis meses. Nas aulas o aluno irá aprender matérias básicas da aviação (teoria de voo, motores, regulamentos de trafego aéreo, meteorologia e navegação aérea) e se preparar para a prova teórica da Anac.

Os encontros acontecerão somente aos sábados, das 8h30min ao meio-dia e das 14h às 18h. Para realizar a inscrição, deve-se preencher a ficha de matrícula e apresentar os documentos autenticados conforme lista abaixo: Cópia autenticada da carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certificado de ensino médio ou equivalente, certificado de dispensa do serviço militar (para homens), comprovante de residência e duas fotos 3X4.

Ao atender a exigência da Anac, as cópias autenticadas devem ser individualizadas, ou seja, não pode haver mais do que um documento por folha (não há problemas em colocar a frente e o verso da identidade na mesma folha, entretanto não é permitido utilizar a mesma folha para o título de eleitor e o certificado de dispensa do serviço militar, por exemplo).

A fase prática consistirá em carga horária de 40 horas/voo mínimas, e abrangerá a assimilação da pilotagem de aeronaves, passando por várias fases até se chegar ao voo solo e prova prática. Para iniciar o treinamento prático (voos) é indispensável fazer o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) e estar cursando o curso teórico ou já tê-lo concluído. Com a aprovação da banca teórica da Anac, torna-se possível fazer o voo solo e passar pelo exame prático para receber a habilitação como piloto privado de avião.

Fonte: Daniele Mendes Melo/Prefeitura Municipal de Lages 

 

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