Geral

Pancadas de chuva mais frequentes nesta semana

Published

em

Foto: Patricia Vieira

A semana começa com sol, com pancadas de chuva e trovoada isolada à tarde no Oeste e Meio-Oeste, próximo a divisa com o Paraná. Na Serra Catarinense, sol entre algumas nuvens. As temperaturas seguem elevadas.

Hoje, o amanhecer promete ser mais fresquinho com temperaturas mínimas próximas dos 9°C e as máximas de 31°C, nas cidades da Serra, devido à influência de um sistema de baixa pressão no Paraguai e alta pressão no Litoral Sul do Brasil. A informação é do meteorologista da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina, Marcelo Martins.

Para a quarta-feira (15), a previsão indica tempo com sol e pancadas de chuva e trovoada isolada a partir da tarde, devido à aproximação de uma frente fria no Rio Grande do (RS). Risco de temporais principalmente do Oeste ao Sul de Santa Catarina.

Temperaturas seguem bem elevadas, típicas da estação. A chegada dessa frente fria continua influenciando o tempo na quinta-feira (16). Há condição de chuva e trovoada na maior parte do dia em todas as regiões do Estado. Segue o risco de temporais. Temperatura bem elevada.

Média de chuva

Ainda de acordo com a Epagri/Ciram, no mês de dezembro de 2019, a precipitação ficou abaixo da média desde a parte central ao Leste de Santa Catarina. Especialmente os municípios localizados no Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Litoral, entre Laguna e Litoral Norte, foram os mais atingidos pela escassez de chuva do mês, com anomalias negativas de 50 milímetros a 100 milímetros.

Os menores totais mensais de precipitação, inferiores a 100 mm, foram registrados na área do Centro-Sul do Estado e faixa litorânea, maiores totais, entre 100 milímetros e 150 milímetros, foram registrados no Oeste e Norte Catarinense.

A precipitação de dezembro foi mal distribuída em Santa Catarina. Totais inferiores a 50 mm ocorreram do centro ao Litoral, na primeira quinzena, e em áreas do litoral e no centro-oeste, na segunda metade do mês.

Nessa última quinzena, a chuva ficou concentrada entre os dias 16 e 18, sendo o período de 22 a 31 caracterizado por tempo seco e quente em todo o Estado, inclusive na Serra Catarinense, onde os termômetros chegaram acima dos 30°C (onda de calor).

Nos primeiros dias de janeiro, até o dia 9, segundo o meteorologista, foi registrado um baixo volume de chuva no interior do Estado, com totais inferiores a 25 mm em grande parte dos municípios.

A chuva voltou a ocorrer principalmente no Litoral, em forma de pancadas localizadas e de curta duração, típicas de verão, entre a tarde e início da noite, o que resultou em totais acima de 150 mm em algumas localidades. “Essa característica de tempo vai predominar nos próximos dias, em todas as regiões catarinenses, com pancadas de chuva mais frequente e tempo abafado”, conclui.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com