Geral

Obras são retomadas, mas os cuidados para prevenir o coronavírus continuam

Published

em

Operários usam máscara enquanto trabalham na revitalização do Centro de Lages Foto: Prefeitura de Lages/Divulgação

Quem passou pelo Centro de Lages, na sexta-feira (27), viu uma cena emblemática. Operários trabalhavam nas obras de revitalização da área central da cidade, no Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho, usando máscara, tudo para se proteger de um inimigo invisível: o novo coronavírus. De fato, o temor ao Covid-19, que está assombrando a população, ainda é forte, ainda assim, aos poucos, as atividades econômicas estão sendo retomadas – ainda que a decisão contrarie as recomendações das autoridades de saúde, – após mais de uma semana de isolamento social para conter o avanço da doença.

A retomada das obras em Lages, a exemplo da revitalização do Centro da cidade, aconteceu com base no decreto do Governo do Estado que libera os trabalhos nas obras públicas.

Na próxima segunda-feira (30), segundo o secretário de Obras do município, João Alberto Duarte, serão reiniciadas as obras do Mercado Público, na Praça da Catedral e o asfaltamento de diversas ruas dos bairros cidade.

Editado na quinta-feira (26), o decreto do Governo do Estado prevê, dentre outras ações, a retomada gradual das atividades econômicas em Santa Catarina. Para assegurar a segurança sanitária da população, foi montado um Plano Estratégico, passando as orientações para a retomada das atividades. No que tange às obras públicas de infraestrutura, os trabalhos foram retomados em todo o Estado.

João Alberto assegurou que as obras em Lages serão retomadas com todas as medidas necessárias para evitar o contágio do novo coronavírus, com as devidas orientações aos colaboradores. As ações serão realizadas em parceria com a Secretaria da Saúde. “Durante o trabalho, os funcionários vão usar máscaras e álcool em gel para se proteger”, destacou.

 Ceron sugere cautela

Dados da Prefeitura de Lages, conforme atualização feita às 17h de sexta (27), indicam que a cidade tem apenas um caso de Covid-19 confirmado, seis suspeitos e 10 descartados. Em todo o Estado, já são mais de 150 pessoas contaminadas com a doença, em 30 municípios, e uma morte registrada.

Em Lages, ainda que a situação da Covid-19 esteja controlada, o prefeito Antonio Ceron prega cautela. Ao comentar sobre a retomada das atividades, ele declarou que a questão econômica é importante, no entanto, é preciso manter os cuidados para evitar o contágio da doença.

“A retomada da atividade econômica é fundamental, mas com isso, se torna ainda mais importante tomar todos os cuidados necessários e seguir as orientações científicas. A movimentação da economia não pode interferir na preservação da saúde”, destacou.

Ele alerta que o cenário ainda requer cuidados. “Não podemos de maneira nenhuma achar que o pior já passou e que agora estamos livres do vírus, só porque boa parte da população voltou a trabalhar. Pelo contrário, precisamos entender que o vírus continua entre nós e a tendência é que circule ainda mais”, finalizou.

 

Foto: Obras públicas são retomadas em Lages

Legenda:

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com