Notícias

Obra do calçadão João Costa está em ritmo acelerado

Published

em

Novo chafariz do calçadão da Praça João Costa funciona no ritmo da música - Fotos: Susana Küster

Quem passa pelo Calçadão da Praça João Costa, no centro de Lages, vê os tapumes que escondem a obra e imagina o que está sendo feito pelos operários. Quando é aberto um portão para a entrada e saída de caminhões, alguns param e olham a revitalização, curiosos para saber o que está sendo feito atrás dos tapumes. O fluxo dos trabalhos está em ritmo acelerado e há vários operários, pois o prazo de conclusão é para o dia 23 de novembro.

Uma estrutura de ferro de dois andares está sendo montada onde era o ginásio do colégio Aristiliano Ramos. A parte debaixo será um palco com camarim e no andar superior, não está definido o que terá. Segundo o secretário de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, pode ser um restaurante. 

Em uma construção lateral, que fica ao lado da Rua Nereu Ramos, terá um café com livraria, um espaço para a Polícia Militar e outro local para artesanato e para a parte de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente. “O calçadão também terá uma Academia da Terceira Idade (ATI), parque, banheiro público, muitas árvores, flores, bicicletário e bancos. Olhando como está agora, parece que não termina até fim de novembro, mas o grosso da obra já foi feito”, garante João Alberto.

Na sexta-feira (18) de tarde, foram feitos testes no chafariz instalado na praça. Ele funciona no ritmo da música e é iluminado.

Outros espaços

A revitalização do Centro contempla, também, o Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho; a Praça João Ribeiro, que fica no entorno da Catedral; ruas Nereu Ramos, Coronel Córdova (até o Colégio Bom Jesus), e Correia Pinto. A empresa executora das obras é a Terra Engenharia Ltda e o contrato para fazer tudo é de 18 meses.

Os investimentos são de mais de R$ 13 milhões, viabilizados através de convênio firmado pelo Governo Estadual e a Prefeitura Municipal de Lages. A primeira etapa do projeto de revitalização foi a implantação do cabeamento subterrâneo, no qual foram investidos cerca de R$ 10 milhões.

Calçadão Túlio Fiúza é o próximo a ser revitalizado

O secretário de Planejamento e Obras de Lages, João Alberto Duarte, explica que quando o Calçadão da Praça João Costa for concluído, as obras devem migrar para o outro calçadão e para a Praça João Ribeiro. Nos dois locais, será trocado o pavimento para pedra basalto e paver; implantados novos bancos, feita a jardinagem e instalada iluminação de LED. Os espaços também terão acessibilidade dentro dos novos padrões exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

A previsão, segundo o secretário, é que a revitalização do Túlio Fiúza e da Praça João Ribeiro comecem no fim de novembro. “A obra inteira é um ano e meio, mas pode ser que tenha uma prorrogação do prazo. Vai fazer já um ano de obra no calçadão João Costa no fim de outubro.”  

Calçadão Túlio Fiúza terá novo pavimento feito de paver e pedra basalto

clique para comentar

Deixe uma resposta