Geral
Obra do calçadão João Costa está em ritmo acelerado
Quem passa pelo Calçadão da Praça João Costa, no centro de Lages, vê os tapumes que escondem a obra e imagina o que está sendo feito pelos operários. Quando é aberto um portão para a entrada e saída de caminhões, alguns param e olham a revitalização, curiosos para saber o que está sendo feito atrás dos tapumes. O fluxo dos trabalhos está em ritmo acelerado e há vários operários, pois o prazo de conclusão é para o dia 23 de novembro.
Uma estrutura de ferro de dois andares está sendo montada onde era o ginásio do colégio Aristiliano Ramos. A parte debaixo será um palco com camarim e no andar superior, não está definido o que terá. Segundo o secretário de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, pode ser um restaurante.
Em uma construção lateral, que fica ao lado da Rua Nereu Ramos, terá um café com livraria, um espaço para a Polícia Militar e outro local para artesanato e para a parte de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente. “O calçadão também terá uma Academia da Terceira Idade (ATI), parque, banheiro público, muitas árvores, flores, bicicletário e bancos. Olhando como está agora, parece que não termina até fim de novembro, mas o grosso da obra já foi feito”, garante João Alberto.
Na sexta-feira (18) de tarde, foram feitos testes no chafariz instalado na praça. Ele funciona no ritmo da música e é iluminado.
Outros espaços
A revitalização do Centro contempla, também, o Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho; a Praça João Ribeiro, que fica no entorno da Catedral; ruas Nereu Ramos, Coronel Córdova (até o Colégio Bom Jesus), e Correia Pinto. A empresa executora das obras é a Terra Engenharia Ltda e o contrato para fazer tudo é de 18 meses.
Os investimentos são de mais de R$ 13 milhões, viabilizados através de convênio firmado pelo Governo Estadual e a Prefeitura Municipal de Lages. A primeira etapa do projeto de revitalização foi a implantação do cabeamento subterrâneo, no qual foram investidos cerca de R$ 10 milhões.
Calçadão Túlio Fiúza é o próximo a ser revitalizado
O secretário de Planejamento e Obras de Lages, João Alberto Duarte, explica que quando o Calçadão da Praça João Costa for concluído, as obras devem migrar para o outro calçadão e para a Praça João Ribeiro. Nos dois locais, será trocado o pavimento para pedra basalto e paver; implantados novos bancos, feita a jardinagem e instalada iluminação de LED. Os espaços também terão acessibilidade dentro dos novos padrões exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A previsão, segundo o secretário, é que a revitalização do Túlio Fiúza e da Praça João Ribeiro comecem no fim de novembro. “A obra inteira é um ano e meio, mas pode ser que tenha uma prorrogação do prazo. Vai fazer já um ano de obra no calçadão João Costa no fim de outubro.”