Geral

Novidades no início do ano letivo 2020, em Otacílio Costa

Published

em

Obras da creche Ilda, que fica no Bairro Santa Catarina, devem ser concluídas até agosto - Foto: Núbia Garcia

A rede de ensino municipal de Otacílio Costa, na Serra Catarinense, atende à cerca de cinco mil alunos na Educação Infantil e 1,6 mil alunos do Ensino Fundamental, que estudam em 12 unidades escolares. A exemplo do calendário estadual, o ano letivo do município começa na primeira semana de fevereiro, com o retorno dos professores no dia 3 e início das aulas no dia 5.

Pelo quarto ano consecutivo, no primeiro dia de aula a Secretaria de Educação otaciliense fará a entrega de uniformes e kits escolares para todos os alunos da rede. Os kits são compostos por cadernos, canetas, lápis, lápis de cor, giz de cera e borracha, dentre outros materiais básicos.

Em 2020, a obra de uma das principais creches da cidade deve ser concluída. Iniciada em maio do ano passado, a construção da nova sede do Centro de Educação Infantil (CEI) Ilda da Silva Velho, no Bairro Santa Catarina, deve ser entregue para a comunidade até o mês de agosto. Com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a obra recebe investimentos na ordem de R$ 1,1 milhão.

“A creche Ilda já existia, mas funcionava em um imóvel que não era adequado, pois era uma residência, Com a construção da nova sede da creche Ilda, vamos dar melhores condições de trabalho para os nossos professores e um local mais adequado para os alunos”, comenta o prefeito Luiz Carlos Xavier. No período em que o CEI passa por obras, as aulas estão acontecendo em um imóvel locado, que fica na mesma rua da creche Ilda.

Transferência

Até o final do ano letivo de 2019, a prefeitura contava com cinco unidades escolares para ofertar as aulas do Ensino Fundamental. Porém, para 2020, serão apenas quatro, pois a Secretaria Municipal de Educação precisou transferir, pelo menos, cinco turmas do 1º ao 5º ano, cujas aulas aconteciam na Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Fátima, unidade que pertence ao Estado.

Segundo Xavier, a transferência foi necessária porque, no fim de novembro do ano passado, a Secretaria de Estado de Educação contatou o município e informou que não poderia mais manter a cessão das salas de aulas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a secretaria estadual informou que “a Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima será uma das unidades de ensino de Santa Catarina a desenvolver o Novo Ensino Médio, a partir de 2020. Como o modelo tem carga horária maior, a Secretaria de Estado de Educação solicitou algumas salas de aula que vinham sendo utilizadas nos últimos anos para atender alunos da rede municipal de Otacílio Costa. A decisão foi tomada após uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação e um encontro com a comunidade. As salas de aula serão usadas, a partir de agora, como laboratórios para os estudantes do Ensino Médio”.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com