Conecte-se a nós

Notícias

Multinacional compra terneiros em Santa Catarina incluindo animais da Serra Catarinense

Published

em

Foto: Divulgação

O diretor da EuroLivestock empresa exportadora com sede em Imbituba em Santa Catarina, Mauricio Ceron explica como funciona a exportação de terneiros de propriedades do Estado, incluindo, animais da Serra Catarinense (São José do Certio para a Turquia. A multinacional tem filiais no Rio Grande do Sul, Paraná e na capital do Uruguai Montevideo. A tendência é que os animais tenham outros destinos, pois há negociação com a Arábia Saudita, Egito e Malásia.  

A EuroLivestock é francesa e compra terneiros em todo o Estado e os transporta para Estabelecimento Pré  Embarque (EPE) em Imbituba, que é uma quarentena (isolamento) certificada pelo Ministério da Agricultura. Na EPE os terneiros passam por exames sanitários para atestar sua boa condição. No caso da Turquia são 21 dias de quarentena. E após a quarentena os animais são transportados para o país euro-asiático com destino pelo porto de Imbituba.

“Compramos terneiros de 450 produtores em todo o Estado. Cerca de  90 cidades. Aqui da Serra compramos de todos os municípios”, explica o diretor.

A viagem para a Turquia leva 14 dias e a empresa já exportou  três navios com um total aproximado de 15 mil terneiros. Embarcam terneiros machos de raças europeias, não castrados, com idade entre 6 e 10 meses. Na Turquia os animais são confinados para engorda e depois encaminhados para o abate em vários frigoríficos.

O início das compras segundo Mauricio está previsto para a primeira semana de março e o primeiro navio  deve sair na primeira semana de maio. Quando os animais saírem do Brasil possivelmente  em maio, será o quinto navio e a empresa já mandou para a Turquia um navio em 2016 e três em 2018. E a previsão é haj embarque entre três a quatro navios neste ano.  

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: