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Moradores reclamam de sinal de internet
A falta de internet 4G da operadora Vivo, motivou reclamações de moradores de Otacílio Costa que pagam pelo serviço, mas segundo eles , até entrarem em contato com o jornal não recebiam o serviço. Como de praxe, o Correio Lageano questionou a Anatel e a operadora. No mesmo dia, a internet começou a funcionar na cidade.
Um dos moradores, Saulo Jacob Gerber, diz que possui um celular que tem como habilitar a 3G ou 4G e no Centro, onde deveria pegar a 4G, a internet não funcionava. Ele fazia o teste para provar que o 4G não funcionava e habilitava o 3G e aí todos os serviços conectados com a internet voltavam ao normal. “Também trocava de operadora porque tenho dois chips e no outro a 4G normalmente normalmente”.
Ele conta que a operadora Vivo trocou as torres e, mesmo assim, o 4G não funcionava. “O cliente não tem contato direto para reclamação, nem no aplicativo ou site. Só tem um número de telefone, mas quando cai na opção reclamação a ligação cai. Só tem acesso a reclamação sobre conta”, lamenta. Gerber ainda diz que tem costume de vir a Lages, onde o 4G funciona normalmente.
Outro morador, Hélio César Henkmaier afirma que cansou de esperar uma solução e trocou de operadora. “Cansei de esperar, a outra operadora funciona 4G. Nunca deu problema e a internet é rápida. Fiquei quase um ano esperando eles resolverem”. Ele ainda conta que trocou de chip e até hoje a Vivo liga pedindo para ele voltar. “Digo que só volto quando eles resolverem”.
Agnaldo Liz Felipe afirma que procurou a Vivo e a Anatel várias vezes para tentar resolver o problema na cidade. Porém, ao ver que a situação não era solucionada, decidiu procurar o jornal. “Eles dizem que tá tudo certo, que o sinal funciona. Realmente, no site deles aparece que aqui tem cobertura, mas a prática não era essa até vocês (CL) ligarem para eles”.
Vivo diz que resolveu o problema no menor prazo possível
A Vivo informa que alguns clientes podem ter enfrentando dificuldades para usar os serviços de dados 4G da operadora, devido uma reconfiguração no equipamento de transmissão. Uma equipe técnica atuou para solucionar o problema no menor prazo possível.
A empresa reforça ainda que opera com a tecnologia 4G na cidade de Otacílio Costa desde dezembro de 2017 e, até o final do mês de julho de 2018, está prevista a ativação do serviço 4G+, proporcionando maior capacidade para atender aos clientes da região.
Anatel afirma que monitora os serviços
Por e-mail, a Anatel afirma que acompanha de forma sistêmica e permanente a qualidade da prestação dos serviços de telecomunicações por meio de indicadores coletados mensalmente das prestadoras.
Cada indicador é avaliado e publicados no site da Agência na Internet em: http://www.anatel.gov.br/dados/controle-de-qualidade. Para os casos em que são constatadas indícios de deficiências, a Agência instaura procedimento administrativo que pode resultar em determinações e sanções para as prestadoras.
Além desses indicadores, a Agência também monitora permanentemente alguns parâmetros da rede de comunicação da prestadora em cada município. “Todavia, não há como inferir sobre a experiência individual de cada usuário na utilização do serviço. Portanto, nos casos em que se perceba dificuldades para fruição do serviço, as respectivas prestadoras podem ser acessadas diretamente para reclamação ou solicitação de providências por meio dos telefones Algar: 1055; Claro: 1052; Nextel: 1050; Oi: 1053 ou 1057; Tim: 1056; Vivo: 1058. Caso não atendido adequadamente, esta Agência pode ser provocada para providências adicionais por meio do telefone 1331 ou do nosso sitio na internet em http://www.anatel.gov.br/consumidor/reclamacao.”
Por meio de relatório, a Anatel informa ainda que, nos últimos meses, a taxa de conexão de dados 4G da Vivo, em Otacílio Costa, ficou na faixa dos 99%.