Conecte-se a nós

Notícias

Em 2019, pedestre que atravessar fora da faixa será multado

Published

em

Pedestre atravessa com o sinal fechado, na esquina das ruas Frei Rogério e Nereu Ramos - Foto: Adecir Morais

O pedestre que desrespeitar as normas de trânsito e atravessar fora da faixa de segurança, por exemplo, será multado. A multa será de R$ 44,19. A medida estava prevista para entrar em vigor a partir deste ano, mas foi adiada para 1º de março do ano que vem. A punição já está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas nunca foi praticada porque não havia regulamentação.

De origem do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a resolução que definiu estas regras foi publicada em outubro do ano passado e começaria a valer no mês de abril deste ano. No entanto, o Denatran decidiu adiar o prazo para que as autoridades tenham mais tempo para se adaptarem.

A medida, que valerá também para ciclistas, busca evitar acidentes, como o que ocorreu na noite de terça-feira, na Rua Benjamin Constant, em frente à Catedral, no Centro de Lages, quando um pedestre foi atropelado por um veículo. Indícios apontam que a vítima tentava atravessar a via fora da faixa de pedestre, a julgar pelas marcas de sangue que ficaram no local dos fatos.

Durante a produção desta reportagem, o CL esteve no local do acidente e flagrou pedestres desrespeitando as normas e atravessando fora da faixa. Além disso, também constatou que alguns motoristas não respeitaram as regras de trânsito, isto é, não param para o pedestre atravessar na faixa.

Na esquina das ruas Frei Rogério e Nereu Ramos, no Centro, onde há uma sinaleira, também é comum cenas de desrespeito às normas de mobilidade urbana. Lá, muita gente atravessa fora da faixa. Há também quem espera sobre a pista para atravessar, enquanto o sinal verde está aberto para os carros, correndo o risco de ser atropelado.

Testemunha

O gerente de uma lanchonete que fica na esquina, Altamiro de Oliveira, de 53 anos já testemunhou muitos atropelamentos. “Assim como tem pedestre que atravessa fora da faixa, tem motorista que passa aqui em alta velocidade”, contou, lembrando que, recentemente, um pedestre foi atropelado no local fora da faixa e sofreu vários ferimentos.

O que diz o especialista

O especialista em trânsito, Adailton Camargo, explica que o pedestre tem preferência na faixa, quando não houver semáforo específico para o mesmo. Ao contrário, ele não pode atravessar quando o semáforo estiver verde para os carros. Em outros pontos, pode passar fora da faixa onde não existir nenhuma a uma distância de 50 metros de onde ele está.

O que Adailton deixa claro é que, apesar da legislação vigente, o pedestre é sempre “a parte mais frágil” e, por este motivo, merece o respeito no trânsito. “É importante sempre o motorista usar do bom senso e segurar para o pedestre atravessar a faixa”.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: