Notícias

Mais 400 vagas na educação infantil serão abertas

Published

em

Conclusão das obras o Ceim do Bairro Nadir está prevista para o fim deste ano - Fotos: Andressa Ramos

Quem precisa trabalhar e não tem com quem deixar o filho, sabe da necessidade de criação de novas vagas nos Centros de Educação Infantil (Ceim) de Lages. Mas isso está prestes a mudar. Um acordo entre o Ministério Público e a prefeitura prevê a criação de 1.600 vagas na rede de ensino até 2021.

Para isso, a Secretaria de Educação precisou adequar estruturas de escolas e, também, acelerar obras. Por ano, o compromisso é que Lages disponibilize 400 vagas, com chamadas em julho e novembro. Neste ano, com a inauguração de três obras, a prefeitura pretende abrir 410 novas vagas.

Apesar de algumas obras estarem avançadas, outras permanecem estagnadas. Uma construção chama a atenção pelo zelo, apesar do tapume ter caído e não ter vigilância no local: é a obra do Ceim do Bairro Santa Helena, sem sinais de depredação e nem de pessoas que morem no local.

“Ainda referente ao Ceim Santa Helena, a obra está paralisada porque a empresa solicitou rescisão do contrato e tem outras pendências que a auditoria do município está levantando. Assim que tivermos o resultado da auditoria, daremos os encaminhamentos para retomar as obras”, explica o diretor-administrativo e financeiro Agnaldo Pereira.

Já o Ceim do Bairro Pró-Morar, uma estrutura praticamente pronta, está com vidros quebrados, paredes sujas e muito lixo acumulado. Além disso, não havia vigia no local. “O Ceim do bairro Pró-Morar, temos o compromisso de retomar as obras em 2019, conforme determinação e compromisso do prefeito. Foi realizada nova licitação para conclusão da obra,  já temos a empresa vencedora do certame, acredito que o prefeito, retornando das férias, dará o encaminhamento”.

No Bairro Centenário a obra também está parada, o mato é alto e a estrutura se transformou em ponto de descarte de lixo. As obras do Ceim Nadir e da Slam estão em andamento. Na placa, a previsão de término do Nadir é para novembro deste ano. O Ceim Slam deve ser concluído em maio e já com oferta de vagas.

Retorno às aulas

Apesar de faltar menos de um mês para o retorno das aulas, as escolas ainda não estão abertas. Diretores, serventes, merendeiras e auxiliares voltam ao trabalho no dia 28 de janeiro para organização dos espaços e documentos, além da limpeza geral. No dia 4 de fevereiro, os professores retornam para que no dia 6 possam receber os alunos.

Durante as férias, a Secretaria de Educação disponibilizou quatro escolas como polos do Projeto Recreando, uma colônia de férias. No Caic Nossa Senhora dos Prazeres, Bairro Santa Catarina, 50 crianças são atendidas. De acordo com a coordenadora da colônia, Luciane Perdoná, são dias de brincadeiras e muita alegria para as crianças. Neste caso, os pais ou responsáveis precisam estar trabalhando para conseguir uma vaga

Criação de vagas para 2019

  • Ceim Slan – 240 vagas
  • Ceim André Luiz – 120 vagas
  • Ceim Ivo Pacheco – 50 vagas
  • 2019 – 410 vagas
  • 2020 – 400 vagas
  • 2021 – 400 vagas

Reformas

  • Emeb Saul de Athayde, construção em andamento, Bairro Ferrovia, recursos federais, previsão 12 meses.
  • Revitalização da EMeb e Ceim de Índios
  • Ceim Cacilda Altomar, Bairro Golin
  • Ceim Rosemary Guimarães, Bairro Dom Daniel
clique para comentar

Deixe uma resposta